Universidade Aberta do Brasil instala polo em Barras

 Universidade Aberta do Brasil instala polo em Barras
Deputado estadual Fernando Monteiro, Governador Wilson Martins de deputado federal Átila Lira

Barras (PI) – “Não sei explicar o tamanho do benefício que nós ganhamos. Fazer um curso superior é o desejo de todos e agora vai ficar bem mais fácil conseguir continuar os estudos aqui no nosso município”, destaca a jovem Natália Araújo, estudante do 2º ano do Ensino Médio na cidade de Barras. Lá, o governador Wilson Martins e o secretário de Estado da Educação, Átila Lira, inauguraram, na última sexta-feira (04), o novo polo da Universidade Aberta do Brasil (Uab) que vai atender jovens de toda a região. Este fica localizado dentro do Campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), mas através de uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, também serão ofertados cursos pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e o Instituto Federal do Piauí (Ifpi).
Com capacidade para atender 300 alunos, o novo espaço conta com biblioteca, laboratório de informática e sala presencial climatizadas, além da sala de coordenadores e tutores e secretaria. Para oferecer toda a estrutura necessária para os trabalhos de ensino e aprendizagem, o Governo do Estado, através da Seduc, investiu cerca de R$ 235 mil na construção, mobiliário e equipamentos do Polo. 
De acordo com o secretário Átila Lira, uma das prioridades do Governo tem sido ampliar a oferta de ensino e garantir o suporte nos trabalhos educacionais em todo o Piauí. Sobre a UAb de Barras, ele ressaltou que é fundamental facilitar o acesso ao Ensino Superior. “Nós estamos muito felizes por entregar essa Universidade para a comunidade escolar de Barras. Aqui, muitos jovens irão se preparar para construir o seu futuro”, afirma. 
O Polo de Barras passou por uma vistoria do Ministério da Educação (MEC) e recebeu o selo AA, o que representa que ele está apto para funcionar e ofertar cursos na modalidade à distância. 
Para o governador Wilson Martins, o município de Barras ganhou um reforço a mais na formação de jovens para o mercado de trabalho. “É uma alegria muito grande poder entregar ao povo de Barras algo que vai trazer tantos benefícios. Essa Uab significa uma oportunidade de melhoria de vida para os estudantes dessa região. Toda a estrutura foi planejada para atender às necessidades dos nossos alunos”, frisou.
(*) Fotos: João Pio (Seduc) e Kalberto Rodrigues (Ccom)

Diego Albert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *