No dia 14 de Abril encerrou-se o Campeonato Piauiense Sub-19 de 2018 com o River Atlético Clube sagrando-se campeão ao vencer o Parnahyba por 4 a 1 no Estádio Albertão, em Teresina. Com o resultado o Galo tornou-se tetra-campeão Estadual Sub-19 (2015/2016/2017/2018) e com um detalhe admirável: campeão invicto em 2006/2007 e 2018; em 2018 venceu quase todos os adversários por goleada, apenas o Flamengo-PI o River venceu pelo placar apertado de 3 a 2.

Após ouvir jornalistas e radialistas que acompanharam o Campeonato Piauiense Sub-19 de 2018, o corpo redacional do tribunadonordeste.com apresenta neste 21 de Abril a Seleção do Campeonato Piauiense Sub-19 de 2018. O Tribuna do Nordeste indicar a seleção dos Estaduais Sub-15, Sub-17 e Sub-19 já tornou-se uma tradição, desde quando o portal de notícias chamava-se Tribuna de Barras. Essa tradição fez com que o jornalista Reinaldo Barros Torres, editor do Tribuna do Nordeste tenha sido escolhido, inclusive, como o único piauiense e ter direito de voto para a escolha da seleção da Copa do Nordeste Sub-20, realizada no ano passado em Alagoas.

A escolha da Seleção do Campeonato Piauiense Sub-19 de 2018 através do Tribuna do Nordeste tem a coordenação do Departamento de Competições da Federação de Futebol do Piauí – FFP, responsável pela organização dos torneios de base, sob a orientação dos dirigentes da FFP, Daniel Araújo e Robert Brown Carcará.

Abaixo relacionamos os nomes dos atletas que foram mais votados para a escolha da Seleção do Campeonato Piauiense Sub-19 de 2018.

Goleiro: Vinícius, (River). Campeão Piauiense Sub-15 e Sub-17 pelo Racing, Campeão Sub-15 da II Copa Água Branca de Futebol de Base, Campeão Piauiense Sub-19 de 2017 e 2018. Atuou pelo River como titular na Copa Piauí Sub-21 de 2017 e na Copa São Paulo de Futebol Junior de 2018. Goleiro menos vazado do Campeonato Piauiense Sub-19 de 2018.

Zagueiros: Eduardo (Flamengo-PI) e Wallyson (River). O Flamengo-PI não conseguiu classificação para a semifinal do Estadual Sub-19, mas o zagueiro Eduardo destacou-se na zaga rubro-nega pela segurança, o apoio ao ataque favorecido por sua boa estatura, técnica e habilidade nas saídas com a bola. Wallyson já foi campeão piauiense Sub-15 e Sub-17 atuando pelo Racing, zagueiro muito técnico e raçudo, estilo “xerifão”, sabe sair jogando muito bem com a bola e ainda apoia o ataque fazendo gols em cabeçadas ou chutes precisos.

Lateral-direito: Raí (Parnahyba). Bom na tomada de bola, apoia muito bem o ataque, jogador de raça e muito determinado ao comando técnico, conseguindo colocar em prática com perfeição o que o seu treinador orienta.

Lateral-esquerdo: Kaká (Parnahyba). Ninguém conseguiu jogar no Campeonato Piauiense Sub-19 deste ano com tanta perfeição na lateral-esquerda como Kaka; atleta técnico, bom destruidor de jogadas dos adversários, consegue também apoiar bem ao ataque.

Volantes: Petrick (Parnahyba) e Kaio (Piauí). Petrick é um volante clássico, distribui a bola muito bem, de marcação perfeita, ótimo “roubador” de bola.  Kaio tem apenas 18 anos mas já é “velho” no futebol piauiense, sempre titular nos clubes por onde passou… Barras-PI, Fluminense-PI, 4 de Julho, Piauí Esporte Clube… zagueiro, volante, meia, lateral-direito… Vice-campeão Sub-17 da III Copa Água Branca de Futebol de Base, destaque do 4 de Julho na Copa Piaui Sub-21 de 2017, destaque e capitão da Seleção Piauiense Sub-20 no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais disputado em dezembro de 2017 no Rio de Janeiro. Em 2018 fez parte com destaque do time principal do Piauí Esporte Clube no Campeonato Piauiense e ainda esteve na base Sub-19.

Meias: Dudu (Piauí), Felipe Garcês (Parnahyba). Dudú tem 18 anos, após 3 anos como jogador da base do Náutico-PE, teve em 2018 sua primeira oportunidade de atuar em um clube profissional do seu estado natal, destacando-se tanto no time Sub-19 do Piauí como no time principal sob o comando do treinador Aníbal Lemos; atleta aguerrido, muito bom na marcação e distribuição de bola. Felipe Garcês tem 17 anos, arisco, habilidoso, goleador, distribui muito bem a bola e tornou-se desde o ano passado um dos maiores nomes da base do futebol piauiense.

Atacantes: Odair (River) e Romarinho (River). Odair já é um velho conhecido do futebol de base do Estado do Piaui; campeão piauiense Sub-17 pelo Racing, Vice-campeão Sub-17 da III Copa Água Branca de Futebol de Base pelo Fluminense-PI, Vice-campeão da Copa Codó-MA pelo Piauí Esporte Clube numa final contra o Santa Cruz-PE, Campeão Piauiense Sub-19 de 2017 e 2018 pelo River, goleador nato, vice-artilheiro do Campeonato Piauiense Sub-19 de 2018 com 6 gols. Romarinho, companheiro de ataque de Odair no River, destacou-se pelas jogadas rápidas, tomadas de bola e gols marcados; boa impulsão, atacante “abusado”, goleador nato.

Jogador revelação: Sukita (Parnahyba). Atleta de fino toque de bola, se sai muito bem da marcação; meia-atacante habilidoso, clássico. Artilheiro do Campeonato Piauiense Sub-19 de 2018 com 8 gols marcados.

Técnico: Maradona, River Atlético Clube. Ex-jogador profissional do Tiradentes-PI, River-PI, Flamengo-PI, Icasa-CE  e Fortaleza-CE. Treinador da base do Tiradentes-PI há vários anos, em 2018 foi contratado para comandar o time do River no Estadual Sub-19, tornando-se campeão invicto.

Preparador físico: Junior Cearense, Parnahyba Sport Club. Ex-jogador profissional, como preparador físico ganhou notoriedade no Estadual Sub-19 pelo bom trabalho realizando, empregando técnicas inovadoras, fazendo com que o time do Parnahyba mantivesse sempre um nível físico adequado dentro de toda a competição.

Massagista: Marcelinho, Piauí Esporte Clube. Massagista extremamente profissional, preocupado sempre na aquisição de conhecimentos para melhorar a técnica do seu trabalho. Na sua área foi o grande destaque do Estadual Sub-19 de 2018.

Dirigente: Marco Antônio Araújo, River Atlético Clube. Ex-presidente do Piauí Esporte Clube, agora como diretor de futebol profissional do River, acumulando a direção da base. Exigente na organização e na prática das ações, preciso no apoio em todas as situações, qualidades que o fizeram o melhor dirigente do Campeonato Piauiense Sub-19 de 2018.

Abaixo, os times que tiveram jogadores na Seleção do Campeonato Piauiense Sub-19 de 2018

A imagem pode conter: 22 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

River Atlético Clube

A imagem pode conter: 19 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Parnahyba Sport Club 

A imagem pode conter: 24 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre

Piauí Esporte Clube

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre

Esporte Clube Flamengo