Teresina é a capital brasileira recordista em número de suicídios

 Teresina é a capital brasileira recordista em número de suicídios
Teresina, capital do Estado do Piauí.
Teresina (PI) – Dados do Mapa da Violência mostram Teresina no 1º lugar entre as capitais brasileiras no número de suicídios e em 2º lugar na população jovem entre 15 e 24 anos, atrás apenas de Boa Vista (RR). Os índices motivaram a criação do Comitê Estadual de Combate ao Suicídio que irá apurar e trabalhar para diminuir esses valores. Entre as ações previstas estão a criação de um Centro de Referência e de grupo para estudar esse fenômeno nas cidades do interior do Piauí.
De acordo com o estudo de 1998 a 2008, a taxa de suicídio a cada cem mil pessoas na população total saltou de 6,0 para 9,6. Entre os jovens, o número é maior: passou de 5,7 para 14,4 a cada 100 mil. O estado do Piauí está em quinto lugar nos dois grupos, segundo o Mapa. 
“O nosso objetivo é elaborar e compor uma política estadual de ações proativas e um Centro de Referência para o atendimento destas pessoas”, declarou o coordenador do Comitê, Vinícius Oliveira.
Ele explica que geralmente o comportamento social da pessoa que busca o suicídio não segue um padrão, mas possui duas características marcantes. “Geralmente são pessoas que não conseguem resolver seus problemas ou que possuem problemas com álcool e drogas”, destacou.
O Comitê já foi instituído e vai realizar entre os seus integrantes reuniões e oficinas para nivelar conhecimentos sobre o assunto e discutir as ações que serão realizadas através de três frentes: Comissão de Comunicação, Articulação e Comissão Permanente de Educação.

(*) Carlos Lustosa Filho, Cidade Verde – portal parceiro do Tribuna de Barras

Diego Albert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *