Neste 26 de Dezembro de 2018 o grande empreendedor Elias Medeiros Barros foi pequeno para tantos abraços. Na cidade de Esperantina, norte do Piauí, onde reside, ele comemorou seus 85 anos ao lado dos familiares e amigos.

Abaixo um breve histórico do Pai da Comunicação em Esperantina-PI

O primeiro canal de comunicação da cidade de Esperantina foi “A Voz Municipal” que funcionava em dois prédios do município com sistema de auto falante, um no prédio da prefeitura e outro no mercado público e o idealizador deste canal de comunicação foi o Sr. Elias Medeiros Barros que no dia 20 de setembro de 1988 fundou a “Rádio Voz do Longá” AM 1.500 khg ZYI 919, uma curiosidade que vale a pena lembrar foi a primeira música a tocar foi “Entre a cruz e a espada” de Fernando Mendes. Desta forma o Sr. Elias Medeiros é considerado o pai da comunicação em Esperantina. A rádio Voz do Longá funcionou até o ano 2005, mas o Sr. Elias Medeiros tem planos de reativá-la quem sabe um dia. Ainda hoje o Sr. Elias Medeiros mantém o estúdio intacto e uma grande coleção de discos de vinil e cds que faziam parte do repertório da rádio.
Elias Medeiros é natural de Barras casado com a Sra. Maria Francisca e tem 7 filhos fruto deste casamento: Máximo José, Soraya Medeiros (vice-prefeita de Esperantina), Eliane, Elias Jr., Maria do Socorro, Benedito Mauro e Gemma Galganny.

O programa “Domingo Especial” foi o que ficou mais tempo no ar e era apresentado também por Sr. Elias Medeiros que passava praticamente todo o domingo interagindo com seus radiovintes, outros locutores que passaram pela a Rádio Voz do Longá foi: Anchieta Cardoso, Francisco Passos, JB Alves, Zezinho Machado, Juçara Freitas, Lindalva Santos, Bernardo Silva, Carlos Araújo, Luís Pinto e vários outros. 

Desde a sua fundação e ao longo de sua história, a Rádio marcou presença no crescimento de Esperantina e consolidou posição como uma das mais importantes rádios do Piauí.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, área interna e comida

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, comida e área interna
A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Elias Medeiros Júnior, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Elias Medeiros Júnior, pessoas sentadas, mesa e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Elias Medeiros Júnior, pessoas sorrindo, pessoas em pé, área interna e comida