Presidente Dilma Rousseff visita o Piauí e veste gibão de couro

Teresina (PI) – Ao final da solenidade de assinatura de convênios entre os governos federal e do Estado na cidade de São Julião, o governador Wilson Martins presenteou a presidente Dilma Rousseff com um gibão e um chapéu de couro.

A peça entregue nesta sexta-feira (18) também tem um detalhe especial: um broche feito com aplicação de espinhos do mandacaru, além de prata e opala, pedra rara encontrada no Norte do Piauí. A jóia foi confeccionada pela artista plástica Kalina Rameiro.

Fotos: Thiago Amaral
Governador aponta para broche no gibão

A presidente aceitou e vestiu o gibão, surpreendendo a todos. O gibão é uma roupa feita de couro de gado usada pelos vaqueiros no sertão nordestino, imortalizada pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que sempre se apresentava em seus shows com a vestimenta.

Essa foi a primeira visita oficial de Dilma ao Piauí. Ela assinou a liberação de R$ 360 milhões para a realização de obras no Estado.


“Pediram que eu colocasse algo no gibão que o tornasse mais feminino, me veio na mente este broche que eu havia criado. Ele é feito de prata reciclada, pedra de opala e espinho de mandacaru. Tem o formato de broto de feijão, onde as pedras simbolizam os grãos”, explica Rameiro.

“Eu também trabalho há muito tempo com o espinho do mandacaru porque ele não quebra com facilidade e resiste à seca. Há também uma espiral, que faz parte do broto do feijão”, completa. O feijão foi escolhido por ser o alimento preferido do sertanejo, abundante quando há água.
Abaixo veja vídeo da Presidente da República no Piauí.



Leilane Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *