Já estão a caminho do Ceará as 229.200 doses de vacina Coronavac contra Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). As vacinas têm chegada prevista para o começo da tarde desta segunda-feira, 18, e após as 17 horas de hoje a vacinação já poderá começar.

A logística para levar as doses até as diversas regiões do Estado envolve aviões, helicópteros e caminhões. Haverá, segundo a Sesa, seis rotas de distribuição aérea e duas terrestres para Capital e as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS). Da Capital, as vacinas seguem para:

– Maracanaú

– Caucaia

– Baturité

– Itapipoca

– Sobral

– Tianguá

– Camocim

– Acaraú

– Crateús

– Juazeiro do Norte

– Crato

– Iguatu

– Brejo Santo

– Icó

– Tauá

– Quixadá

– Canindé

– Aracati

– Russas

– Limoeiro do Norte

As vacinas são previstas para vacinar 109.160 pessoas no Estado e consideram a perda técnica. Segundo o Ministério da Saúde, são 186.720 doses no Ceará para público geral e mais 42.480 separadas para população indígena. A soma dá 229.200 doses. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) estimou 218 mil doses.

O Ministério da Saúde enviará ao Ceará 2,88 toneladas de material, em 96 volumes, de 2,88 toneladas, segundo a Sesa. É o oitavo maior carregamento do País, proporcional à população do Estado.