As praias que fazem parte da Região Metropolitana de São Luís continuam impróprias para o banho. É o que aponta um novo laudo realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e que foi divulgado nesta semana pelo órgão.

De acordo com a Sema, foram analisados 22 pontos, no período de 4 de janeiro a 1º de fevereiro, onde foi averiguado que deste número 12 trechos estão completamente poluídos e apenas 10 estão livres para o uso dos banhistas. Os 22 pontos foram distribuídos nas praias de São Luís e trechos de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Na capital, as praias Ponta d’Areia, São Marcos (em frente Praça do Pescador, próximo a Barraca do Chef, em frente ao prédio verde com o Heliporto e em frente à Banca de Jornal da Praça de alimentação da Litorânea), Calhau (em frente à descida da Rua Altamira, proximidades da Pousada Vela Mar e em frente à descida da Avenida Copacabana e Pousada Suíça), Olho d’Água (em frente à descida da rua São Geraldo, à direita da Elevatória Iemanjá II e em frente à casa com pirâmides no teto, antes da falésia) e do Meio (No lado esquerdo da Av. Ponta Grossa que dá acesso à praia, próximo ao Bar e Restaurante Capiau 2), localizada em São José de Ribamar estão impróprias para os banhistas.

Já a praia Ponta do Farol (em frente ao Farol e Forte de São Marcos) parte da praia São Marcos (em frente ao Posto Guarda Vidas-Bombeiros) e parte da praia Calhau (em frente à Estação Elevatória de Esgoto 2.2 (E.E.E 2.2) da CAEMA e Círculo Militar), situadas em São Luís, estão próprias ao banho assim como as praias do Meio e Araçagy (próximo ao Kacthus Bar e Restaurante, em frente à rampa principal de acesso à praia e em frente ao Bar da Atalaia), em São José de Ribamar, praia do Araçagy na parte da cidade de Paço do Lumiar (lado direito do Rio Urucutiua, em frente ao Bar e Restaurante Rainha), praia Olho de Porco, em Paço do Lumiar (em frente ao Las Vegas Bar e Restaurante), praia Olho de Porco na parte localizada no município Paço do Lumiar (última barraca antes da foz do igarapé do Mangue seco/Olho de Porco) e praia do Mangue Seco, em Raposa (em frente à Biblioteca do Caranguejo próximo as Barracas da Val e do Sr. Pedro).