O jornalismo investigativo do portal de notícias Tribuna do Nordeste chegou à identidade dos agressores do jovem Herick Costa, da Torcida Remoçada, do Clube do Remo, de Belém-PA, na noite do último Domingo, 27 de Janeiro de 2019 no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, durante um jogo da Copa do Nordeste envolvendo o Altos-PI e o ABC-RN.

A maioria das torcidas organizadas de clubes de futebol no Brasil tornou-se verdadeiras facções criminosas. Muitas delas são alvo de ações dos ministérios públicos estaduais. Membros dessas torcidas têm provocado arruaças dentro e fora de estádios, depredado patrimônios público e privado, cometem homicídio e latrocínio dentro e nos arredores dos estádios, usam e portam drogas e armas dentro dos estádios; enfim, não são torcedores!

Uma briga em Belém-PA entre torcedores do Remo-PA e do ABC-RN no ano passado, deixou machucado um irmão do paraense Herick Costa, da Torcida Remoçada, que resolveu vir a Teresina-PI no último Domingo, quando houve um jogo entre o Altos-PI e o ABC-RN pela Copa do Nordeste.  Herick Costa não comprou ingresso e nem entrou no Estádio Lindolfo Monteiro para ver o jogo Altos-PI e ABC-RN; sua intenção era apenas “roubar” uma faixa da Torcida Garra Alvinegra (do ABC-RN) que estava estendida num dos muros do estádio e levar pra casa, exibindo imagens nas redes sociais como se fosse um troféu conquistado em cima dos adversários.  Algo tolo, mas muito comum entre as torcidas organizadas, ação que tem provocado brigas e até mortes  no Sudeste e Sul do Brasil, em especial.

Reforçados em Teresina por membros da TEG – Torcida Esporão do Galo, do River Atlético Clube, em cuja sede foram recepcionados festivamente, conforme vídeos publicados nas redes sociais, os torcedores do clube do Rio Grande do Norte notaram a presença de Herick Costa nas proximidades da faixa e o reconheceram, já que haviam entrado em atrito com ele em Belém-PA.  Juntamente com membros da Torcida Esporão do Galo, do River-PI, os potiguares atacaram o torcedor do Remo-PA em uma sessão de pancadas, especialmente na cabeça, que só se findou com a chegada da polícia. Fotos e vídeos do momento da agressão logo circularam pela Internet e vários sites de notícia de todo o Brasil repercutiram a cena de violência e covardia. Nas imagens foram identificados os piauienses: Fabinho (presidente da Torcida Esporão do Galo), Guilherme (Puxador da Torcida Esporão do Galo), Lucas (diretor da Torcida Esporão do Galo), todos vestidos com camisas da Torcida Garra Alvinegra, do ABC-RN.

Após acabar com o tumulto, um dos policiais concedeu entrevista dizendo que o torcedor paraense estava acompanhado de torcedores do Flamengo-PI. Logo após a assessoria de imprensa do Altos-PI se manifestou dizendo que o paraense estava acompanhado de torcedores do River-PI. Mas parte da imprensa publicou mesmo que seria acompanhado de torcedores do Flamengo-PI, versão desmentida nesta Terça-feira, 29 de Janeiro, quando torcedores do Flamengo-PI, procuraram a redação do Tribuna do Nordeste e apontaram os membros da Torcida Esporão do Galo como comparsas dos potiguares na agressão ao torcedor do Remo-PA.

Nas suas redes sociais Herick Costa chegou a se pronunciar após ser agredido em Teresina, fazendo um post no Facebook dizendo: “Já de volta a Floripa, missão deu errada, mas estou firmão, esse sacode que vocês falam que foi sacode, pra mim foi massagem” (com correções dos erros de português e grafia feitas por nossa redação).

O caso está entregue ao Ministério Público do Estado do Piauí, que tomará as providências necessárias e devidas.

A assessoria de imprensa do River-PI, através do jornalista Djalma Lemos, informou que: “O River Atlético Clube não tem nada a ver com brigas de torcidas e que a diretoria não aprova esse tipo de procedimento agressivo”.

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto
A imagem pode conter: 3 pessoas
No circulo azul: Guilherme puxador da Torcida Esporão do Galo
A imagem pode conter: 2 pessoas
No círculo vermelho: Lucas, diretor da Torcida Esporão do Galo
A imagem pode conter: 3 pessoas
No círculo vermelho: Fabinho, presidente da Torcida Esporão do Galo