A Federação de Futebol do Piauí – FFP,  realizou nesta Sexta-feira, 3 de Agosto de 2018,  o sorteio dos grupos do Campeonato Piauiense Sub-17 de 2018. A competição terá início no dia 26 deste mês de Agosto e contará com a participação de 16 equipes, entre clubes filiados e convidados. Os jogos realizados aos finais de semana nos estádios Albertão e Lindolfo Monteiro. Muitas críticas estão sendo feitas a FFP por conta dos clubes convidados, alguns tidos como sem estrutura alguma para disputarem uma competição federada, enquanto equipes tradicionais como Sociedade Esportiva Garra, Bebeto-Fênix, Teresina Futebol Clube, agremiações conhecidas em várias regiões do Brasil devido as competições que disputam fora do Piauí, não foram convidados.

Para o sorteio os clubes foram dispostos em quatro potes. No primeiro ficaram como cabeças de chave os quatro principais times filiados à FFP. No pote 2 foram colocados os outros quatro clubes filiados. No pote 3 ficaram as quatro escolinhas convidadas pela FFP para participar do torneio. As outras quatro equipes convidadas foram colocadas no pote 4.

Os Grupos

GRUPO A: Piauí Esporte Clube, Krac, Barreirinha e Pedro II
GRUPO B: Flamengo-PI, Biroesportes, Itararé e 29 de Abril
GRUPO C: River, São Paulo-PI, Fluminense-PI e Rei dos Reis
GRUPO D: Timon, Caiçara, Esplanada, Dirceu Futebol Clube.
A maioria dos clubes tem sede em Teresina, apenas o Pedro II é da cidade de Pedro II e o 29 de Abril é da cidade de Cabeceiras do Piauí. O Esporte Clube Timon tem foro em Teresina mas treina e costuma mandar seus jogos na cidade de Timon-MA.
O Campeonato Piauiense Sub-17 de 2018 será disputado em turno único, com os clubes jogando entre si dentro de cada grupo. Os dois primeiros de cada chave se classificam para a fase seguinte da competição. As demais fases classificatórias serão disputadas em jogos únicos – com possibilidade de cobrança de pênaltis em caso de empate ao final do tempo regulamentar. O campeão do Sub-17 também será conhecido em jogo único.
Os clubes participantes da competição poderão inscrever até 30 atletas, tendo como base os anos de 2001, 2002 e 2003. Também serão permitidas até três transferências interestaduais por clube. Os jogos serão disputados preferencialmente aos sábados e domingos em rodada dupla. As partidas terão duração de 80 minutos, divididos em dois tempos de 40 minutos e intervalo de 10 minutos. Durante o jogo, as equipes poderão fazer até seis substituições em três paradas.
Antes do sorteio do Sub-17, os representantes das equipes que irão disputar a competição participaram de um workshop sobre o registro de atletas e de como as agremiações podem se tornar um clube formador.
De acordo com o departamento de competições da FFP, o regulamento e a tabela deverão ser publicados até o fim da próxima semana.
(*) Com informações do Site do Buim