O técnico Marcelo Vilar antecipou que o River será diferente na partida contra o Imperatriz-MA, pela 5ª rodada da Copa do Nordeste 2020. O treinador cumpriu a promessa de poupar jogadores desgastados pela carga de jogos da temporada, pensando no duelo contra o América-RN, pela Copa do Brasil, no dia santo de Quarta-Feira de Cinzas. Boa parte do time titular dos últimos jogos ficou em Teresina, e ao Maranhão foi levado uma equipe diferente, com vários jogadores da base Sub-17 a Sub-20.

O meia-atacante ponta Alysson, 16 anos, campeão piauiense Sub-17 de 2019 pelo River, está com o grupo e vira opção, é um exemplo de como o time – realmente – pode vir diferente. Alysson é considerado como o maior destaque da base do futebol piauiense nos últimos dois anos e se entrar no jogo ficará na história como o jogador mais novo a atuar na Copa do Nordeste. Com 15 anos disputou a Copa São Paulo pelo próprio River por onde também já disputou a Copa do Nordeste Sub-20. Ano passado o garoto prodígio esteve na Copa do Brasil Sub-17, atuando pelo Piauí Esporte Clube e foi o destaque da equipe na competição nacional.

Saiba mais sobre Alysson

Ele tem apenas 16 anos, habilidoso, dribles perfeitos que envolvem por total os adversário, que geralmente só conseguem pará-lo com falta; goleador nato ao ponto de dificilmente passar um jogo sem marcar um tento… o normal é marcar mais de um gol. Estamos falando de Alysson dos Santos Pereira, nascido em Teresina-PI em 03 de Maio de 2003 e residente em Timon, cidade do Maranhão separada da capital piauiense apenas pelo Rio Parnaíba.

Dentro de campo ele tem se tornado “o terror das defesas adversárias” jogando como meia (armando o jogo) ou atacante-ponta. Artilheiro de várias competições, vice-artilheiro e campeão invicto do Campeonato Piauiense Sub-17 de 2019, campeão piauiense Sub-19 de 2018 e 2019 pelo River, tornou-se dos melhores jogadores da base do River Atlético Clube. Em 2019 tornou-se também campeão invicto da 5ª Copa Água Branca de Futebol de Base. Em agosto deste ano, emprestado pelo River para o Piauí Esporte Clube, foi o artilheiro do Piauizão na Copa do Brasil Sub-17. Mas não fica só por aí… com 15 anos já disputava pelo River Atlético Clube a Copa São Paulo de Futebol Junior e a Copa do Nordeste Sub-20. Em 2019, como em 2018, disputou a Copa São Paulo de Futebol Junior pelo River.

Com 1m72cm de altura, Alysson dos Santos Pereira é uma espécie de “talismã”, “joia rara” do River, tratado com distinção pelo maior campeão da história do futebol piauiense; mas nada tira sua humildade, o jeito cortês de tratar as pessoas, a educação afinada e o comportamento exemplar, qualidades que o fazem “diferenciado”, também fora de campo.

Alysson, River-PI  — Foto: Victor Costa/RiverAC
Tribuna do Nordeste