A edição de 17 anos do Enduro do Marvão vem recheada de opções para quem gosta do bom enduro para motos, sendo dessa vez etapa do Piauiense de Enduro FIM e também uma prova de mountain homologada pela Federação de Ciclismo do Piauí – FCP. A prova de bikes, na modalidade mountain bike Maratona no Enduro do Marvão terá cerca de 60 km, sendo 57 km cronometrados, e menos de três km de deslocamentos. Castelo do Piauí está preparada para receber os Bikers de vários municípios, no próximo final de semana, 23 e 24 de junho. A largada será no Posto Bezerra II e os atletas sairão em deslocamento de dois quilômetros passando por ruas e avenidas da cidade de Castelo do Piauí até o local de alinhamento dos ciclistas para o início do trecho cronometrado.

Os 10 km iniciais será por um estradão bem fácil de pedalar e já impor ritmo para os atletas que estão cem por cento com disposição física e psicológica para impor sua força sobre os adversários. Segundo o diretor de prova, o experiente organizador de eventos de aventura, Márcio Braz Filho, até o KM 11 a trilha promete muita velocidade, com subidas e descidas, mas nenhuma tão acentuada. A vegetação de caatinga, típica do município.

“Por volta do km 12, os atletas deixam o estradão e entram no primeiro single-track da prova, com trilhas mais estreitas e com mata. São single-track curtos e bem técnicos, com lages para subir e descer, com alguns bancos de areia transponíveis, inclusive onde trechos de areia eram mais fofos e profundos contratamos moradores para deixar em piso mais firme. Após esse rápido trechos, vem o primeiro ponto de hidratação, com novo estradão, um pouco mais estreito e com muita variação de piso, ora piçarra, ora lajeiro, terra batida, o que também é bem legal para pedalar, até a passagem na beira do Rio Cais, de onde os atletas seguirão para o último trecho da prova,  caracterizada por uma descida bem técnica e longa e depois uma subida muito acentuada, porém curta”, resumiu Márcio Filho.

Os atletas passarão por um último trecho de piçarra, já nos sete quilômetros finais da prova, também com muita velocidade. O local da chegada fica a 600 m do local da partida, o Posto Bezerra II, ou seja, com um mínimo percurso de deslocamento. A direção de prova informa que os atletas terão durante o percurso três pontos de água para hidratar o corpo, além de equipe com dois carros resgate, sendo uma ambulância e outro carro equipado com paramédico e material de primeiros socorros, preparados para qualquer eventualidade. Haverá uma picape e mais quatro motos fazendo toda a segurança e resgate dos atletas. As inscrições estão abertas no site www.sprinta.com.br/fcp.