Terminou nesta Sexta-feira, 11 de Maio de 2018,  o prazo de inscrição para o Campeonato Piauiense da Segunda Divisão 2018, e seis clubes confirmaram na Federação de Futebol do Piauí a participação na competição estadual: Ferroviário-PI, Cori-Sabbá, Picos, Timon, Comercial-PI e Caiçara. O arbitral no dia 21 de Maio, na sede da entidade mentora do futebol piauiense, define o modelo de disputa, que tem previsão para começar no mês de Agosto.

Dos seis times, a presença do Caiçara ainda não está cravada. Segundo o diretor de competições da FFP, Robert Brown Carcará, o mandato do presidente Francisco Ispo terminou. No momento da inscrição, o clube de Campo Maior deu garantias à FFP de que a situação da diretoria será regularizada. O Leão da Terra dos Carnaubais tem até o dia 21 de Maio para solucionar a pendência.

– O mandato do Ispo está vencido. Com isso, eles têm até o arbitral para resolver e apresentar a documentação. Caso isso não aconteça, não poderá participar. O arbitral antes marcado para o dia 15 será uma semana depois porque uma comissão da Federação vai visitar cada estádio das cidades dos clubes participantes para analisar a situação – explicou Robert Brown Carcará

Com a definição da Série B do Campeonato Piauiense, o calendário de competições da FFP terá atividade no segundo semestre do ano. Além disso, resolve um problema na elite do estadual, que contou com apenas seis times em 2018 (em 2017, a Segundona não aconteceu por falta de clubes pretendentes). No próximo ano, a Série A volta a ter oito clubes – dois garantem o acesso.

Barras Futebol Club ou Marathaoan Esporte Clube?

Resultado de imagem para campeonato piauiense da segunda divisão

Inicialmente existia o “boato” de que um clube da cidade de Barras chamado de Marathaoan Esporte Clube iria disputar o Campeonato Piauiense da Segunda Divisão, já que não há interesse dos atuais dirigentes do Barras Futebol Club fazerem o Leão do Marathaoan retornar ao Estadual, porém não houve inscrição. Um torcedor que pediu para não ser identificado temendo ser perseguido, pois é funcionário da Prefeitura de Barras, disse a reportagem do Tribuna do Nordeste que: “na atual realidade da cidade de Barras, ninguém gosta de futebol, de esporte em geral, futebol em Barras só se trabalha quando é para lavagem de dinheiro, Cansei dessa cidade, lhe afirmo que já me passou até pela cabeça ir embora daqui”, finalizou o torcedor do Barras Futebol Club.

Em 2017 o Marathaoan Esporte Clube disputou o Campeonato Piauiense Feminino, promovido pela Federação de Futebol do Piauí, com direção do vereador José Carcará Filho, que é sobrinho de Robert Brown Carcará, vice-presidente da Federação de Futebol do Piauí e Secretário de Esporte da Prefeitura de Barras. Em 2018 o Marathaoan também deve disputar o Estadual Feminino.

Oeiras Atlético Clube

Resultado de imagem para oeiras atetco clube

Na cidade de Oeiras a administração municipal também não investe no esporte. Enquanto a criminalidade juvenil só aumenta na primeira capital do Piauí, para a administração pública mais vale pagar bandas de música para shows públicos do que investir no esporte e na juventude no município. Há mais de uma década o Oeiras Atlético Clube não disputa o Campeonato Piauiense. Os interesses político-partidários são maiores que os interesses da população.

(*) Com informações adicionais do Globoesporte/PI