O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Master e Sub 30 começou nesta Sexta-feira, 27 de Julho de 2018 e vai até o Domingo (29), em Teresina. É a primeira vez que a capital piauiense recebe a competição, que é o evento oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e está sendo organizado e realizado pela Federação de Ciclismo do Piauí (FCP).

Atletas de todo o país se inscreveram para participar de uma competição que une velocidade, estratégia e força.  A Estrada do Rodoanel e a estrada estadual, que cortam a cidade, estarão totalmente interditadas nos trechos de passagem dos ciclistas na sexta-feira, das 5h às 16h, onde acontecem as disputas da prova de Contra Relógio Individual (CRI).

“Nos dias 28 e 29, sábado e domingo, acontece a interdição total das 5h às 16h, nas seguintes avenidas: Cajuína, Raul Lopes, uma pequena parte da Alameda Parnaíba até o encontro com a rua 1º de maio. A ponte Estaiada ficará interditada nos dois sentidos e uma pequena parte da avenida Dom Severino até o encontro com avenida Ininga”, disse o diretor da prova e da FCP, Zenardo Maia.

O campeonato nacional definirá, em cada dia de competição, os campeões brasileiros das várias categorias máster e também os campeões da categoria masculino Sub-30. Primeiro, às 8h começaram as disputas na modalidade Contra Relógio, na arena montada no Rodoanel, em que são 17 km – prova de tomada de tempos. Nesta, os ciclistas largam individualmente de um em um minuto, por categoria. Cada categoria tem um percurso para fazer. Ganha a prova quem fizer o percurso no menor tempo e o foco da prova Contra Relógio é a velocidade.

A prova de Resistência acontecerá em dois dias diferentes para categorias diferentes, nos dias 28 e 29 de julho, em um circuito fechado de 11 km nas pistas das avenidas Raul Lopes e Cajuína, na zona Leste. A largada e chegada serão na arena do evento, que será montada no Complexo Turístico da Ponte Estaiada. Nesse circuito, os atletas terão o número de voltas correspondentes com o regulamento do Brasileiro. Como são várias categorias, a prova de Resistência foi dividida da seguinte maneira: sábado (28) as disputas para as categorias Sub-30, M B-2 e Veterano, na 1ª bateria; e M A-2 e M C-2 na 2ª bateria.

No domingo (29), disputam a modalidade atletas da M A-1 e M C-1 na 1ª bateria; e M B-1 e Feminino na 2ª bateria.

A concentração nesses dois dias começa às 8h e a largada às 9 horas. A organização do evento informa as premiações acontecerão no mesmo dia da competição, para os 1º, 2º e 3º colocados em cada prova.

Conheça detalhes de como será o Brasileiro de cilcismo neste vídeo: