Observadores técnicos do Clube Atlético Mineiro, de Belo Horizonte-MG, estiveram há cerca de 20 dias na cidade de Coroatá-MA, quando analisaram o desempenho de vários atletas Sub-11, Sub-13 e Sub-15 de clubes do Maranhão, Piauí e Pará que disputaram a Copa Show de Bola. Do Piauí participou da competição nas três categorias a Sociedade Esportiva Garra, sediada em Teresina e já muito conhecida por estar sempre colocando atletas juvenis seus na base de grandes clubes do futebol brasileiro.

O desempenho dos garotos Sub-13 da Sociedade Esportiva Garra “encheu os olhos” dos observadores técnicos do Atlético-MG, tanto que é comum quando um atleta passa em uma peneira ser submetido a outra avaliação técnica no centro de treinamento do clube que lhe pretende. Uma outra avaliação não foi necessária para oito jogadores Sub-13 da Sociedade Esportiva Garra! As duas horas da manhã da última Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018, às 2 horas da madrugada, embarcaram em voo para Belo Horizonte-MG os seguintes atletas: Wanderson Felipe (latera-esquerdo), Zé Neto (volante), Armando (atacante) e Paulo (zagueiro), foto acima; estes nos primeiros treinos já impressionaram tanto que o Atlético-MG solicitou a ida imediata dos outros quatro atletas que também foram aprovados na peneira realizada em Coroatá-MA: Ruanderson (atacante), Erick Ramon (atacante), Abner (meia e atacante), Luis Henrique (zagueiro). Na madrugada do proximo Domingo, 26 de Agosto, Ruanderson, Erick Ramon, Abner e Luis Henrique, também pegam voo no Aeroporto Petrônio Portella, em Teresina, para realizarem o sonho de jogar futebol num grande clube do futebol brasileiro, mudando a história das suas vidas e com certeza também das suas famílias.

Como os oito garotos do Garra-PI possuem apenas 13 anos e só podem alojar nas dependências da Cidade do Galo após completarem 14 anos, eles estão morando num apartamento de um condomínio fechado de Belo Horizonte-MG. Uma das exigências do Atlético-MG foi a de que uma pessoa ligada às famílias dos jogadores ficasse com eles no apartamento; inicialmente ficou responsável por essa tarefa Walbert Lopes, treinador Sub-17 do Garra-PI, que fará um revezamento com pais e mães nos próximos meses.

Há uns cinco anos, centenas de garotos piauienses saíram do estado para grandes clubes nacionais, após passarem em dezenas de peneiras que são realizadas mensalmente em todo o Estado do Piauí. Como os clubes piauienses não trabalham de forma efetiva e ininterrupta a base e o calendário do futebol piauiense é falho para com as categorias de base dos clubes profissionais, além de outras limitações, agremiações como: Bahia-BA, Ceará-CE, Santa Cruz-PE, Sport-PE, Náutico-PE, Vitória-BA, São Paulo-SP, Corinthians-SP, Atlético-PR, Atlético-MG, Cruzeiro-MG, Flamengo-RJ, Fluminense-RJ, Internacional-RS, Barra-SC, Rougon (empresa de captação da Alemanha), Grêmio-RS, América-PE, tem “feito festa” no território piauiense como os garimpeiros faziam há algumas décadas na “Serra Pelada”, Estado do Pará, a procura de ouro.

Cidade Verde Esporte, TV Cidade Verde/SBT

Veja nesta Sexta-feira, 24 de Agosto de 2018 a partir das 10h40min o programa Cidade Verde Esporte, da TV Cidade Verde/SBT, de Teresina-PI, apresentando pelo jornalista Herbert Henrique Batista, que você verá reportagem especial sobre os oitos garotos piauiense da Sociedade Esportiva Garra que se destinam ao Atlético-MG. Na próxima Segunda-feira, das 18 às 19 horas, acompanhe o TV Nil Esporte, da TV Nils, que você verá também reportagem especial sobre o mesmo assunto. A TV Nils é uma televisão da internet e para você vê-la deverá se inscrever no seu canal no You Tube.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, sapatos, céu, árvore, atividades ao ar livre e natureza

Wanderson Felipe, lateral-esquerdo, 13 anos completados em Janeiro de 2018, este ano também já esteve no Corinthians-SP