Parque Ecológico Cachoeira da Lapa está abandonado pela Prefeitura de Barras

 Parque Ecológico Cachoeira da Lapa está abandonado pela Prefeitura de Barras

Barras (PI) – Criado em 1º de dezembro de 2001, administração do então prefeito Joaquim Lucas Furtado, o Parque Ecológico Municipal Cachoeira da Lapa, situado na margem esquerda do Rio Longá, a 16 quilômetros do centro de Barras,  ainda espera pela sua estrutura, passarela, mirante, trilhas, curso para guias turísticos, dentre outras coisas.


O citado parque receberia logo após a sua criação todo apoio da prefeitura na mencionada administração, condição imposta pelo barrense Manoel Borges (foto abaixo), que doou a terra, cinquenta e três  hectares.
Manoel Borges, presidente do Ibama no Piauí. Foto. tribunadebarras.com
Existem cinco cachoeiras no  parque, mas  a mais frequentada por pescadores, banhistas, turistas,  pertence ao município de  Batalha, fica na margem direita do referido rio.  Essa cachoeira  mede seis metros de altura por dez de profundidade. É também a que  requer maior cuidado, pois algumas pessoas já morreram nela.


Origem do nome Cachoeira da Lapa: segundo Manoel Borges, antigamente  existia uma enorme pedra que os pescadores a chamavam de lapa. Vamos assar peixes, passar o restante da noite  na lapa de pedra, diziam eles. Acredita-se que era uma espécie de caverna.


Segundo Manoel Borges, hoje, dez mil reais  darão para construir a passarela sobre o Riacho Fernandes, que dá acesso ao rio, bem como o mirante, que dará uma visão privilegiada do rio, das cachoeiras.


Manoel Borges afirma que  tem investido do próprio bolso na tentativa de concretizar essas duas obras, inclusive  conseguiu com o Ibama uma doação de madeira para a passarela, mas faltam a mão de obra e o restante do material de construção.


O ex-prefeito Francisco Marques contribuiu com alguns quilômetros de estrada em parceria com Manoel Borges.


Como chegar ao Parque Ecológico Municipal Cachoeira da Lapa?


PI-212, que liga Barras a cidade de Nossa Senhora dos Remédios. Indo pela PI-212, no Km 8, entra-se numa estada vicinal que destina-se ao Povoado Alegre e ao Assentamento Lagoa Preta.


Opção: Bar da Senhora Milagre. Bebidas quentes e frias. Galinha Caipira, Capote e Peixe de Criatório.

Diego Albert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *