Uma confusão tomou conta da arquibancada destinada à torcida do Santa Cruz-PE no clássico contra o Sport-PE, pelo Campeonato Pernambucano 2018. Com direito a pânico e muita correria após um enfrentamento de alguns tricolores com a Polícia Militar, 60 torcedores tiveram que ser atendidos no gramado e 25 deles foram levados às pressas para a Unidades de Pronto Atendimento da Abdias de Carvalho, em Recife.

Segundo o médico Caio Santos, que liderava a equipe de atendimento, nenhum dos torcedores estava em estado grave, mas um deles teve fratura exposta e outro sofreu um ataque epilético em meio à correria e uso de spray de pimenta por meio da PM.

Como aconteceu perto do fim do primeiro tempo, o incidente não interrompeu a partida, que segue na segunda etapa. Foi pedido um reforço no número de ambulâncias para poder socorrer os torcedores remanescentes – em certo momento, havia seis ambulâncias dentro da Ilha do Retiro.

Tudo começou quando um torcedor tentou acender um sinalizador, artefato proibido por normas de segurança. A Polícia identificou e tentou interromper o ato. Só que, neste momento, muitos torcedores caíram uns por cima dos outros, como um efeito dominó.

Torcedor é detido pela polícia em momento que se iniciou confusão (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)

Torcedor desmaiado após passar por aperto (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)

Torcedor desmaiado após passar por aperto (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)

O jogo, em empate em 1×1

O Sport queria ficar na primeira posição. O Santa Cruz, escapar de um clássico nas quartas de final. Nem um, nem outro conseguiram o objetivo. Os dois times ficaram no empate de 1 a 1 na Ilha do Retiro – gols de Thomás e Fabinho Alves – e voltarão a se enfrentar. Agora, no mata-mata do Estadual. Em jogo único, no mesmo palco, possivelmente na próxima quarta-feira. Agora, obrigatoriamente, um vai ficar pelo caminho.

O Sport terminou na terceira posição, com 17 pontos. O Santa Cruz foi o sexto, com 13 pontos. Por isso, vão se enfrentar nas quartas de final de acordo com o cruzamento.

(*) Com informações e fotos do Globo Esporte/PE