A partir deste sábado, 1º de fevereiro, o preço do gás natural terá uma redução média de 1% para as distribuidoras, conforme anunciado pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard. Essa diminuição se dá em relação ao trimestre anterior e faz parte de uma tendência de queda nos preços do gás.
Magda Chambriard destacou que, desde dezembro de 2022, o preço do gás natural já acumula uma redução média de 23%. Em suas redes sociais, ela afirmou: “Em função das regras de reajustes previstas nos contratos com as distribuidoras, haverá a partir de 1º de fevereiro uma redução média de 1% nos preços de venda da molécula de gás natural.”
É importante ressaltar que o preço final do gás natural para o consumidor não é determinado apenas pelo valor de venda da Petrobras. Outros fatores, como o custo de transporte até a distribuidora, os contratos de suprimento, as margens das distribuidoras e os tributos federais e estaduais, influenciam no preço final. No caso do gás natural veicular (GNV), também são considerados os custos dos postos de revenda.
A Petrobras também enfatizou que essa redução não se aplica ao gás de cozinha (GLP), que é envasado em botijões ou vendido a granel.