Na madrugada deste sábado, 21 de dezembro de 2024, um grave acidente na BR-116, em Teófilo Otoni, Minas Gerais, resultou na morte de 38 pessoas. A colisão, que envolveu um ônibus, uma carreta e um carro, ocorreu por volta das 3h30, nas proximidades do km 286, próximo ao distrito de Lajinha.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente teve início quando o pneu do ônibus, que fazia a rota entre São Paulo e Vitória da Conquista (BA), estourou. Isso causou a perda de controle do motorista, que colidiu com uma carreta que transportava uma pedra de granito. Um carro que seguia atrás também se envolveu no acidente, mas os três ocupantes conseguiram sobreviver, embora tenham sofrido ferimentos graves.
A situação se agravou ainda mais com a possível queda de um grande bloco de granito da carroceria da carreta, que atingiu o ônibus em alta velocidade. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) destacou que esse impacto provocou um incêndio devastador no ônibus, que transportava aproximadamente 45 passageiros. Infelizmente, muitos dos ocupantes do coletivo não conseguiram escapar e morreram carbonizados.
Os bombeiros estão realizando um trabalho contínuo para resgatar as vítimas e controlar a situação no local do acidente. A polícia investiga as causas exatas do incidente e a fuga do motorista da carreta, que ainda não foi localizado.
Esse trágico evento ressalta a necessidade de atenção redobrada nas estradas e poderá levar a novas discussões sobre segurança no transporte rodoviário em Minas Gerais.