Um brasileiro de 37 anos, Marcus Arduini Monzo, causou terror em Londres ao atacar policiais com uma espada samurai. O caso, registrado em vídeo, mostra o homem em um surto violento que deixou quatro feridos, incluindo dois agentes gravemente machucados.
O ataque aconteceu após Monzo atropelar um pedestre com uma van. Em seguida, ele partiu para cima dos policiais com a espada. As imagens, capturadas por câmeras dos agentes, mostram a cena chocante em plena luz do dia.
A polícia britânica investigou e descobriu que o brasileiro sofria de psicose por uso de cannabis, mas o tribunal considerou que ele agiu com consciência, já que escolheu usar drogas. Monzo também tinha interesse em armas brancas e teorias da conspiração, além de postar vídeos com espadas antes do crime.
Os policiais conseguiram imobilizar Monzo usando taser e força física. Dois agentes ficaram gravemente feridos – um quase perdeu a mão. O caso gerou comoção no Reino Unido e levantou debates sobre violência e uso de drogas.