“Penélope Charmosa” do PCC é capturada em SP após 4 anos foragida

Luma Rovagnollo era uma das líderes do PCC e foi capturada pela Rota em São Paulo, após quatro anos escondida.

Por: Redação
06/06/2025 às 09h19 Atualizada em 06/06/2025 às 09h37
“Penélope Charmosa” do PCC é capturada em SP após 4 anos foragida
Foto — Reprodução

Uma das principais líderes femininas do Primeiro Comando da Capital (PCC) foi presa nesta quinta-feira (5), em São Paulo, após quatro anos foragida. Luma Valéria Rovagnollo, conhecida pelos apelidos “Penélope” e “Bela”, foi capturada por equipes da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) em um apartamento na Vila Formosa, na zona leste da cidade.

Continua após a publicidade

Luma estava foragida desde 2020, quando foi alvo da Operação Kleptos, que investigava crimes cometidos por integrantes do PCC em Ribeirão Preto, no interior paulista. Ela exercia a função de “sintonia”, como é chamado o cargo de liderança dentro da facção, sendo responsável por coordenar ações do grupo criminoso, especialmente na ala feminina.

A criminosa tinha dois mandados de prisão em aberto. Um deles por porte ilegal de armas — tanto de uso permitido quanto restrito — com pena superior a oito anos em regime fechado. O outro por envolvimento com organização criminosa, conforme prevê a Lei nº 12.850/13.

Continua após a publicidade

Após a prisão, Luma foi levada ao 69º Distrito Policial, no bairro Teotônio Vilela, onde permanece custodiada à disposição da Justiça.

A detenção é considerada um golpe significativo na estrutura do PCC, que vinha fortalecendo o papel das mulheres na hierarquia do crime organizado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias