O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou que recebeu mais de 1,5 milhão de pedidos de reembolso de descontos que foram feitos sem autorização nas contas de aposentados e pensionistas. Esses descontos foram feitos por associações e sindicatos.
O número exato de solicitações de reembolso chegou a 1.528.716, segundo o INSS. Os dados foram coletados através do aplicativo "Meu INSS". Ao todo, foram contestadas 41 associações.
Para saber se houve algum desconto indevido, os beneficiários podem usar o aplicativo "Meu INSS". O pedido de reembolso também pode ser feito pelo aplicativo ou pela Central de Atendimento 135. Se a pessoa não reconhecer o desconto, o próprio aplicativo vai avisar a associação ou sindicato sobre a reclamação.
As associações têm 15 dias úteis para apresentar documentos que provem que a cobrança foi autorizada. Se não conseguirem, terão mais 15 dias para devolver o dinheiro.
Para evitar fraudes, o dinheiro não será devolvido diretamente na conta dos aposentados e pensionistas. Em vez disso, será devolvido ao INSS, que será o responsável por repassar o valor correto aos beneficiários.