Ministério da Saúde penaliza Água Branca com perca de Equipe de Saúde da Família

 Ministério da Saúde penaliza Água Branca com perca de Equipe de Saúde da Família
Pelo não cumprimento do prazo estabelecido na Política Nacional de Atenção Básica, o município de  Água Branca-PI foi penalizado pelo Ministério da Saúde, que descredenciou 01 Equipe de Saúde da Família. Com o descredenciamento muitos aguabranquenses deixarão de ser assistidos.
A Equipe de Saúde da Família é formada por multiprofissionais, como médicos, enfermeiros, auxiliares ou técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição, profissionais de saúde bucal, como: cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal.
Além de Água Branca, foram penalizados pelo Ministério da Saúde também os seguintes municípios do Piauí: Altos, Barras, Buriti dos Lopes, Campo Maior, Castelo do Piauí, Esperantina, Fartura do Piauí, Floriano, Miguel Alves, Oeiras, Parnaíba, Pedro II, Picos, Pio IX, Piracuruca, Piripiri, São Raimundo Nonato, Teresina e União.
Em sua decisão, o Ministério da Saúde argumenta que ficam descredenciadas as Equipes de Saúde da Família – ESF dos municípios descritos abaixo, em razão dos descumprimento.

Reinaldo Barros Torres

Editor do Tribuna do Nordeste

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *