Médica cubana muda para melhor a vida de piauienses

 Médica cubana muda para melhor a vida de piauienses
Domingos Mourão – Piauí.

A cidade de Milton Brandão, localizada próximo a divisão do Piauí com o Ceará e a 236 Km ao norte de Teresina, foi contemplada, dentro do programa Mais Médico, com a presença de uma médica cubana. A Dra. Dayami Garcia Zaldivar, que está morando na cidade há menos de um mês. Depois de esperar vários dias pela autorização do Conselho Regional de Medicina para iniciar seus trabalhos junto à população.

Com 18 anos de exercício da profissão, no ramo da medicina familiar, disse que não está encontrando dificuldades no seu trabalho. “As doenças mais comuns desta população é a hipertenção, o diabetes e outras relacionadas a alimentação” diz num portunhol claro.
“Nas consultas tenho uma auxiliar de enfermagem que me ajuda na compreensão de algumas palavras” relata Dayami.

A medica (foto ao lado) que estranhou o fato de as mulheres preferirem o parto cesariano ao invés do parto normal. “Vou me preocupar com esta questão pois o parto normal é a melhor forma de parir uma criança” diz.

A médica cubana tem demonstrado muita disposição para o trabalho. Mora no município, onde atende diariamente no posto de saúde e vai à zona rural duas vezes por semana.
Uma de suas pacientes diz que está muito satisfeita, pois nunca um médico tinha “perdido tempo” com ela. “Ela perguntou tudo que eu sentia, com muita paciência e ainda perdeu tempo me ensinando a não adoecer mais” diz Maria das Dores, satisfeita com o atendimento da médica.

Diego Albert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *