Vivemos em um país onde existem mais de um milhão de advogados com registro ativos. As dificuldades no exercício da profissão e a conseqüente instabilidade financeira, especialmente para estes profissionais autônomos, empurram centenas de jovens advogados a migrarem para outras profissões ou a busca em aprovação em concurso público. Passada a difícil trajetória da graduação e da aprovação do exame da ordem, ao ingressar efetivamente no mercado de  trabalho, o jovem advogado se depara com barreiras que muitas das vezes transformam seus sonhos em verdadeiros pesadelos.

Nessa perspectivas, surge a figura do advogado empreendedor, esse novo profissional possui um perfil visionário e visão sistêmica do seu negócio. É estratégico, negociador e detém de grande facilidade em ser um líder comunicador. Em paralelo preocupa-se com a formação de novos líderes e sucessões.

O papel do advogado empreendedor é disseminar no mercado um novo modelo de advocacia, é fácil identificar esse novo modelo de profissional, basta está atento ás movimentações dos mesmos nas mídias sociais.Um projeto inovador implantado recentemente na OAB/PI vem despertando o Amor pela Advocacia.

Lawyer Coach: advocacia de sucesso, idealizado pelo Dr. Franklin Vinícius, tem como objetivo auxiliar jovens advogados no início da carreira. Em entrevista ao tribunadonordeste.com o advogado Franklin Vinicius esclareceu:  “  As dificuldades e inseguranças surgem desde o primeiro momento, quando não sabemos qual o melhor caminho : montar o próprio escritório ou trabalhar como empregado em um grande escritório. Quanto às dificuldade decorrentes da falta de experiência práticas , essas nem precisam ser comentadas , pois inquestionável que todo jovem Advogado passe por elas. Nessa perspectiva surgiu o Lawyer coach, pois a  fase que se inicia pode aparentar insegurança,receio, mas será definitiva na vida do jovem advogado,já que suas dúvidas são muitas e surgem acerca dos mais diversos temas”