O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), confirmou na manhã desta quinta-feira, 4 de Junho de 2020, que recebeu nova pesquisa que aponta a queda da taxa de transmissibilidade do Estado. Por volta do meio-dia vai receber os dados e vai realizar uma live para divulgar o percentual. 

Ele disse que o estado chegou a 2.8 de transmissibilidade, reduziu para 2.2 e depois para 1.4, e teve nova queda para abaixo de um. 

Segundo o governador, a taxa de transmissibilidade em queda e número de leitos de UTI com demanda suficiente, vai influenciar na retomada das atividades.

“Estou muito otimista. O índice de transmissibilidade precisa estar igual ou abaixo de zero para termos uma retomada segura”, destacou.

Wellington Dias disse ainda que no próximo sábado(06), o comitê vai se reunir para analisar os números para definir o decreto de isolamento e a retomada gradual. 

“O fechamento não é opção do governo, opção do governo é evitar mortalidade das pessoas”, destacou.

Para a flexibilização do isolamento, o número de leitos de UTI ocupados deve estar abaixo de 50% e também está em queda a taxa de mortalidade.

O governador participou na manhã desta quinta-feira, da inauguração da nova sede das delegacias especializadas da Polícia Civil no Bairro Porenquanto, zona norte de Teresina.


(*) Yala Sena, Cidade Verde

Tribuna do Nordeste