O Rio Pium, nos pontos do Balneário Pium e da Ponte Nova, em Parnamirim, a Lagoa de Pitangui, em Extremoz, e a Praia de Areia Preta (Praça da Jangada), em Natal, estão impróprios para banho neste fim de semana.

É o que aponta o boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Programa Água Azul, que monitora 51 trechos de banho na Grande Natal durante o verão – nas outras épocas do ano, são 33.

O boletim tem validade até a próxima semana e inclui trechos da faixas costeira de Natal, Extremoz, Parnamirim e Nísia Floresta. No período do verão, são analisados também trechos de Baía Formosa até Tibau do Sul.

A avaliação é baseada na quantidade de de coliformes termotolerantes encontrados na água, de acordo com uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)

O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.