Em videoconferência realizada nesta quarta-feira, 17 de Junho de 2020, o prefeito de Teresina, Firmino Silveira Filho (PSDB) apresentou os dados da 9ª etapa de pesquisa sorológica realizada entre os dias 12 e 14 de Junho.

Segundo dados, a pesquisa estima 133.532 infectados só em Teresina, ou seja, aproximadamente 15% de toda a população. A pesquisa mostra ainda que pela primeira vez desde o início da pandemia, a taxa de reprodução (R0) ficou a baixo de 1, índice esse recomendado pelo Organização Mundial da Saúde.

Mesmo com os números positivos, Firmino destacou que é preciso cautela ao analisar o ponto, que será comprovado ou não na próxima pesquisa.

“Chegamos em 133.532 positivados, o que representa cerca de 15% da população. Chegamos a um dado importante que mostra a evolução dos infectados, o IGG caso venha a dar positivo significa uma espécie de imunidade, e o IGM representa que a pessoa está infectada naquele momento”, explicou.

O prefeito apontou ainda para uma queda no número de possíveis infectantes, um indicativo importante e que pode refletir numa queda na ocupação de leitos de enfermaria e de terapia intensiva nas próximas duas semanas.

“Neste final de semana pela primeira vez o número de pessoas infectantes decresceu no comparativo à semana anterior, caindo de 41.340 para 34.594, mas temos que ter uma precaução, pois trabalhamos com estatística, por isso vamos observar esse dado com atenção na próxima semana para confirmar ou não a queda na infecção, mas evidentemente traz uma luz ao final do túnel, é um dado novo que ainda não tinha aparecido”, afirmou.

Segundo os dados apresentados, a taxa de infecção ficou em 0,83, bem abaixo do 1,5 registrado na última pesquisa.

“Pela primeira vez o R0 ficou abaixo de 1, chegando a 0,83, precisamos confirmar nas próximas pesquisas este valor. Com o R0 menor do que 1 vamos estar numa situação em que a doença estará encolhendo na cidade”, finalizou o prefeito Firmino Filho.

Tribuna do Nordeste