Os governadores do nordeste iniciaram, nesta segunda-feira (18), missão na Europa. Durante evento em Paris, o grupo apresentou a 40 empresários franceses um mapa de oportunidades de investimentos no nordeste. Os empresários também puderam esclarecer dúvidas com os governadores e alguns apresentaram atuações que já possuem no Brasil.

Essa é a primeira articulação internacional do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). Para ampliar o fluxo de negócios com investidores europeus e fortalecer as relações de cooperação, o consórcio destaca o potencial de consumo e de desenvolvimento da região nordestina, que possui 57,1 milhões de habitantes e tem um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 898,1 bilhões, equivalente a 14% do PIB brasileiro.

Na viagem à Europa, o objetivo dos governadores é atrair recursos para áreas integradoras, como sustentabilidade, infraestrutura, turismo, saúde, segurança pública, saneamento e energias limpas, inclusive com a perspectiva de abertura de parcerias público-privadas (PPP).

O governador da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa, mostrou aos franceses as oportunidades em segmentos como energia, conectividade, segurança, além da preservação de rios e nascentes. “Queremos com essa visita aumentar os números de nossa relação comercial com a Europa. O nordeste é a região do Brasil que tem crescido acima da média.  Temos 33 projetos para licitar em PPPs, representando R$ 27 bilhões em investimentos”, acrescentou Costa.

O governador Wellington Dias deu destaque às oportunidades em segmentos como energia, conectividade e infraestrutura. “O Brasil pretende implementar mais 30 gigas de energia nos próximos anos. É uma área em que podemos avançar bastante em parcerias com a França, além de infraestrutura e transportes, com ênfase para Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e aeroportos. Também evidenciei o projeto Nordeste Conectado, que liga os estados com a tecnologia da informação, uma área muito promissora”, disse o chefe do Executivo Piauiense.