A fábrica da Troller no Ceará será um dos empreendimentos afetados pela decisão da Ford de encerrar a produção de veículos no Brasil. A unidade fica em Horizonte, na Grande Fortaleza, e tem 470 empregados e colaboradores, segundo a montadora.

A Ford anunciou nesta segunda (11) que encerrará ainda neste ano a produção de veículos em suas fábricas no Brasil. No país desde 1919, a marca manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o campo de provas e sua sede administrativa para a América do Sul, ambos em São Paulo.

Em comunidade, a empresa afirma que a decisão ocorre quando a “pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.

A unidade em Horizonte será a última da marca a ter as atividades encerradas, no 4º trimestre, entre outubro e dezembro deste ano.

A unidade da Ford em Horizonte manufatura peças em fibra de vidro, soldagem, aplicação de adesivos estruturais com a utilização de robôs; conta com máquinas com capacidade de medição de uma carroceria completa do veículo; tem linha de montagem com verificação de funções eletrônicas do veículo.

A fábrica tem ainda pista de teste para acompanhamento da performance dos veículos da marca.