O Floresta, de Fortaleza-CE, está garantido na Série C do Campeonato Brasileiro em 2021. O acesso inédito foi conquistado com o empate por 1 a 1 com o América-RN, neste domingo, 10 de Janeiro de 2021, na Arena das Dunas, em Natal. O time cearense tinha a vantagem por ter vencido o jogo de ida por 2 a 0, na Arena Castelão, em Fortaleza. Na capital potiguar, Wallace Pernambucano marcou para os donos da casa e Núbio Flávio fez o gol da classificação para o Floresta Esporte Clube, fundado em 9 de Novembro de 1954.

O América-RN, tradicional clube nordestino, coleciona eliminações na Série D. São quatro anos no “inferno” da quarta divisão do Campeonato Brasileiro. Caiu para Juazeirense (2017), nas quartas de final; Imperatriz (2018), na segunda fase; Jacuipense (2019), nas oitavas de final; e Floresta (2020), novamente nas quartas de final.

Nordestinos em alta:

Além do Floresta o piauiense Altos (goleou por 5×1 o Marcílio Dias-SC), formam a dupla de nordestinos que garantiram o acesso a Série C. As outras duas vagas foram conquistadas por dois clubes do Sudeste, ambos de São Paulo: Novorizontino e Mirassol.

Semifinais

Nas semifinais os confrontos serão: Altos-PI x Mirassol-SP, Floresta-CE x Novorizontino-SP.