O recém-empossado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kássio Nunes Marques, fez sua primeira visita oficial ao Piauí. Neste sábado (05), o piauiense recebeu a medalha Coelho Rodrigues, maior honraria concedida pela Ordem dos Advogados dos Brasil (OAB-PI). Durante o discurso, o membro da mais alta corte do país relembrou sua trajetória, se emocionou e citou trecho de Go Back, um dos poemas mais famosos do teresinense Torquato Neto. 

“Talvez o meu maior contributo nessa minha caminhada foi demonstrar ao piauiense, não só ao advogado, mas à criança piauiense, ao jovem piauiense que devemos acreditar nos nossos sonhos, que não é porque se nasce em uma família humilde, se mora em um bairro humilde ou que se tenha uma advocacia humilde […]  se eu consegui chegar, absolutamente todos têm condições de fazer o mesmo”, disse o ministro que chegou a vender cachorro quente no bairro em que nasceu em Teresina para ajudar nos estudos.

“Quero encerrar brevemente com um jargão, ou se não é deveria ser um jargão piauiense do nosso poeta maior, e todos nós devemos dizer isso a frente de todas as dificuldades: só quero saber o que pode dar certo, não tenho tempo a perder”, completou Kassio Nunes. 

O piauiense destacou suas raízes com o estado e o seu compromisso como ministro, além do papel dos advogados para a nação brasileira. 

“Não só nasci no Piauí, mas que cresci em Teresina, estudei na UFPI. Sou cônscio do papel que hoje desempenho no STF, da responsabilidade que tenho para com o Brasil. Mas nunca esqueço da responsabilidade primeira que tenho com a advocacia e com o povo do Piauí […] que todos se sentissem abraçados com a minha presença no Piauí”, disse Nunes. 

“O papel da OAB tem sido de fundamental importância para a sociedade brasileira. Sempre que o Brasil claudicou na política, na economia, a Ordem dos Advogados teve um papel harmônico de devolver equilíbrio a nação brasileira […] a Ordem dos Advogados é a voz da cidadania brasileira, não apenas dos advogados, mas a voz do povo brasileiro. A Ordem sempre foi e sempre será ouvida por tudo o que representa para o Brasil desde a construção do estado democrático de Direito”, completou o ministro que também ressaltou a importância da honraria recebida.