O Conselho Estadual de Educação no Piauí vai recomendar a suspensão das aulas nas escolas particulares do Piauí devido a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus. A reunião vai acontecer na tarde desta segunda-feira, 19 de março de 2020, mas algumas escolas já suspenderam as aulas.

Os colégios Séculos, Dom Barreto, CEV, Diocesano e Objetivo já se anteciparam e suspenderam as atividades por 15 dias. A data prevista para retorno é dia 1º de abril, mas ao longo do período serão avaliadas as medidas e outras atitudes complementares podem ser tomadas. A Prefeitura de Teresina ainda avalia a situação e ainda hoje promete um posicionamento.

A suspensão considera as recomendações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e do Governo do Estado para que haja um melhor enfrentamento à ameaça de propagação do novo coronavirus (Covid-19).

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Francisco Soares, disse que é uma medida de precaução que as escolas estão adotando. “Especialmente porque na escola já é bastante comum, especialmente nesta época, as crianças contraírem viroses e outras doenças. A medida é uma forma de barrar processos infecciosos já em curso, especialmente em pacientes assintomáticos”, destaca Soares.

As universidades públicas UFPI e IFPI também suspenderam as aulas. A UESPI está de férias e vai aguardar as próximas medidas. 

O governador do Estado, Wellington Dias, também suspedeu as aulas nas escolas públicas estaduais e antecipou as férias de julho. O decreto do governador também tem outras medidas.

Tribuna do Nordeste