Com a chegada do inverno, a Capitania dos Portos de Sergipe emitiu alerta aos navegantes sobre os cuidados que devem ser redobrados ao navegar nos rios e em mar aberto, devido à maior frequência das chuvas e de ventos fortes, que podem contribuir para a ocorrência de ressacas e mar grosso ao longo do litoral sergipano.

Em virtude da grande probabilidade de ocorrência de mau tempo nesse período, orienta-se que, antes de iniciar a navegação, o Comandante da embarcação consulte as previsões meteorológicas disponíveis e permaneça vigilante durante a viagem a fim de identificar eventuais sinais de mau tempo, como aumento da intensidade do vento, do estado do mar e a queda acentuada da pressão atmosférica.

Recomendação

De acordo com a nota da Capitania dos Portos, a recomendação é que em casos de ventos fortes e mau tempo, os navegantes procurem não se fazerem ao mar. “Contudo, se o fizerem, verifiquem com muito rigor as condições gerais da embarcação e a presença dos equipamentos de salvatagem (principalmente coletes salva-vidas e boias circulares) e de segurança”, alertou.

Além disso, a Capitania orientou que a consulta das condições meteorológicas poderá ser realizada pelo aplicativo “Boletim ao Mar”, por meio do qual o usuário terá acesso à previsão de condição do tempo, vento, ondas e visibilidade para 24 e 48 horas. Por meio do aplicativo também é possível consultar Avisos de Mau Tempo, que são mensagens emitidas com a máxima antecedência, para alertar sobre a possível ocorrência de uma ou mais condições de risco para a navegação.

Por fim, a Marinha do Brasil destacou que permanece atenta à situação do tempo e estado do mar e, em caso de necessidade no Estado, a Capitania dos Portos poderá ser acionada em qualquer horário, pelo telefone (79) 3711-1646.