Nova pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, 12 de junho de 2020, mostra que Jair Messias Bolsonaro segue com aprovação popular de sua gestão. Apesar dos ataques que tem sofrido de opositores, o presidente conta atualmente com mais de 51% da avaliação positiva, conforme dados levantados pelo instituto. 

Numa pergunta específica, o site Infomoney observa que apenas 48% dos entrevistados considera o governo ruim ou péssimo. Houve ainda uma análise positiva na expectativa para o restante do mandato (bom/ótimo saiu de 27% para 29%, enquanto ruim e péssimo recuou de 48% para 46%).

No outro sentido, a avaliação dos governadores piorou, em um cenário em que há uma grande troca de críticas entre alguns estados e o governo federal na condução da crise do novo coronavírus.

O grupo que considera a gestão dos governadores ótima ou boa caiu quatro pontos, passando de 42% para 38%, ao passo que a avaliação ruim/péssimo foi de 23% para 25%.

A pesquisa XP/Ipespe ouviu 1.000 eleitores de todas as regiões do país, a partir de entrevistas telefônicas realizadas por operadores entre 9 e 11 de junho. A margem máxima de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Tribuna do Nordeste