Na cidade de José de Freitas-P, 38 mil habitantes, distante 50 quilômetros de Teresina, existe um trabalho esportivo bastante conceituado denominado Escolinha do Futuro, que recebe crianças e adolescentes e através do esporte, trabalha também a cidadania e a inclusão social.

Para trocar conhecimentos os responsáveis pela Escolinha do Futuro em José de Freitas, levaram até a cidade no último Domingo, 4 de Março de 2018, os times Sub-13 e Sub-15 da Sociedade Esportiva Garra, de Teresina, conhecido nacionalmente pela revelação de talentos para grandes clubes brasileiros, premiado no Piaui como trabalho de inclusão social.

Acompanhados dos treinadores Marcelo Amorim e Ayslan Santos, os garotos Sub-13 e Sub-15 do Garra jogaram no Estádio Jacob Almendra Freitas na manhã de Domingo contra os da Escolinha do Futuro, na mesma categoria. Na categoria Sub-13 o Garra venceu a Escolinha do Futuro por 8 a 0 e na categoria Sub-15 o Garra venceu a Escolinha do Futuro por 9×0.

Para o treinador Marcelo Amorim, que é cirurgião dentista por formação acadêmica, “o que menos interessa é o placar final dos dois jogos”. Em entrevista ao Tribuna do Nordeste ele disse: “Viemos a José de Freitas conhecer esse espetacular trabalho que existe com essas crianças daqui; feito com muito esmero, dedicação. Precisamos olhar para nossas crianças e jovens com olhar altivo de que elas são o futuro do Estado e do Pais. Precisamos formar novas gerações de jovens que não sejam tão problemáticas como as que temos visto nas últimas duas décadas. O Município, o Estado, têm também que fazer sua parte, nós cidadãos comuns também temos que fazer nossa parte. O esporte congrega e com a família por perto, une ainda mais. Nós da Sociedade Esportiva Garra trabalhamos com o apoio dos pais, tios, avós de muitos dos nossos atletas, somos uma família no todo; essa união tem proporcionado resultados espetaculares – já vimos atleta nosso até atuar até na Seleção Brasileira Sub-20! Esperamos nos unir em parceria com a Escolinha do Futuro e proporcionar também a essas crianças de José de Freitas  sonhar acordadas com um futuro melhor através do esporte”, finalizou o conceituado e premiado treinador de futsal e futebol.

Após os jogos no Estádio Jacob Almendra Freitas os atletas do Garra, acompanhados dos seus treinadores e alguns dos seus pais e mães, foram recepcionados pelos organizadores do evento esportivo em José de Freitas, com almoço e banho de piscina na residência de um engenheiro da cidade.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Diego Felipe e Joao Paulo Silva, pessoas praticando esportes, grama, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé, céu, grama, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: 10 pessoas, incluindo Counlyns Barbosa e Jucileide Pereira, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, criança, mesa, atividades ao ar livre e comida

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 1 pessoa, nadando, céu, piscina e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 2 pessoas, criança e atividades ao ar livre