Joaquim Lucas Furtado está de volta ao Palácio Casa Rosada

Após alguns anos “Dom Lucas” volta a entrar no Palácio Casa Rosada.

Nascido em Barras/PI no dia 16 de Julho de 1941, prefeito do município por duas vezes, considerado “O melhor prefeito de Barras em todos os tempos”, Joaquim Lucas Furtado está de volta ao Palácio Casa Rosada, sede da Prefeitura Municipal de Barras, com a posse de Edílson Sérvolo de Sousa como prefeito da Terra dos Governadores.
Formado em psicologia no CEUB, em Brasília/DF, trabalhou em muitas áreas e foi ainda superintendente do INCRA no Estado do Piauí realizando elogiável trabalho e tornando Barras “A capital nacional da reforma agrária” com a construção de 17 assentamentos.
Mesmo tendo sido prefeito de Barras em duas legislaturas e realizado grande trabalho, Joaquim Lucas perdeu através do voto dos seus conterrâneos as três últimas tentativas de voltar ao comando do Executivo Barrense, sendo derrotado pelos ex-prefeitos Elias Cavalcante do Nascimento, Francisco das Chagas Rego Damasceno (Manim Rego) e Francisco Marques da Silva (o último prefeito a deixar a Casa Rosada). Nas três tentativas de voltar a ser prefeito de Barras, o psicólogo teve como principal financiador das suas campanhas políticas o empresário Edílson Sérvolo de Sousa, residente numa das cidades satélites do Distrito Federal onde é proprietário de lojas de venda de veículos.
Vendo-se impossibilitado em parte de voltar a administrar a terra que tanto ama e zela pelos seus interesses, Joaquim Lucas Furtado não se viu abatido com as três derrotas consecutivas para a Prefeitura de Barras. Ele investiu no sonho de ver o principal financiador das suas três últimas campanhas políticas, Edílson Sérvolo de Sousa, prefeito de Barras. Daí foi buscar para seu círculo próximo de convivência o ex-vice-prefeito e grande articulador político João Batista da Cunha Torres.
João Torres era o que Joaquim Lucas precisava para ver Edílson Sérvolo prefeito de Barras, pois com a habilidade de articulação política de Torres e o ex-prefeito sabedor que seu sonho só seria realizado se trouxesse para seu lado as maiores lideranças políticas do Município, usou sabiamente a amizade de João Torres para convencer os arqui-rivais, ex-prefeitos José Ribamar Cabelouro e Manim Rego, além do ex-prefeito Elias Cavalcante do Nascimento, de enfrentarem mais uma eleição, só que desta vez juntos, no mesmo palanque. 
A união de Joaquim Lucas Furtado, José Ribamar Cabelouro e Manim Rego era considerada até então algo impossível de acontecer “até em outra encarnação”! Mas aconteceu, causando de início a revolta de muitos eleitores, que com o tempo se envolveram no clima da política/politicagem e da própria eleição e esqueceram o passado recente de vida de “cão e gato” dos três políticos.
Joaquim Lucas volta a se familiarizar com
a Casa Rosada
O resultado dessa união foi a formação de um grupo de oposição tão forte que o então prefeito Francisco Marques, candidato a reeleição, terminou abandonando a candidatura quando viu-se despencando morro abaixo em todas as pesquisas de intenção de votos realizadas no Município. Para não ficar isolado politicamente no então momento, Francisco Marques passou a apoiar a candidatura a prefeito do médico e vereador Carlos Alberto Lages Monte. Mas sabia Marques e a maioria dos analistas políticos barrenses, que derrotar a força política e econômica do grupo formado por Joaquim Lucas Furtado em torno da eleição do candidato Edílson Sérvolo, era algo praticamente impossível para a realidade do momento.
Não deu outra: Edílson Sérvolo de Sousa, homem há cerca de um ano da sua eleição para prefeito, desconhecido de algo em torno de 95% dos seus conterrâneos barrenses, venceu o adversário Carlos Monte com maioria de mais de 3 mil votos num universo de 32 mil eleitores.
E assim não só o ilustre filho de Barras, natural do Povoado Unha de Gato, zona rural do Município – com histórico de vida sofrida antes de se tornar empresário bem sucedido em Brasília, se torna prefeito da sua terra natal -, mas o sábio Joaquim Lucas Furtado dá um baile em todo mundo; traz para seu lado, mesmo que para muitos apenas “nessa eleição” arqui-rivais políticos e ver seu sonho realizado. 
Voltar à Casa Rosada, mesmo não sentando na “cadeira principal” mas em outra que localiza-se “por traz da cadeira principal”, já é um feito a se comemorar.

Joaquim Lucas Furtado foi nomeado hoje (3) pelo prefeito Edílson Sérvolo como Secretário de Administração do Município de Barras pelos próximos 4 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *