Viriato Campelo, grande expoente da inteligência do norte do Piauí, imortal da Academia de Letras do Vale do Longá – ALVAL
O médico, professor e pesquisador Viriato Campelo estará sendo empossado como segundo ocupante da Cadeira 2 da Academia de Letras do Vale do Longá – ALVAL, nesta Quinta-feira (23 de Outubro), às 19:30 horas, no Auditório da OAB-PI, em Teresina. A Cadeira 2 ficou vaga com a morte do desembargador Tomaz Gomes Campelo, pai do novel acadêmico Viriato Campelo. A Academia de Letras do Vale do Longá congrega no seu seio acadêmico os mais representativos nomes da inteligência da região norte do Piauí.
O presidente José Itamar Abreu Costa distribuiu convites para o evento que se estende ainda com comemorações pelos 36 anos de fundação da Academia de Letras do Vale do Longá; entrega do Diploma do Mérito Cultural A. Tito Filho a personalidades que contribuíram para com o desenvolvimento de atividades culturais em nosso Estado.
A Academia de Letras do Vale do Longá foi fundada em 23 de Setembro de 1978, tem sede na cidade de Barras e atuação geográfica em mais 38 municípios da Região do Vale do Rio Longá. O Rio Longá nasce na localidade Lagoa do Longá, situada a 10 quilômetros da zona urbana do município de Alto Longá/PI, percorrendo 280 quilômetros atlé cehgar a bucólica Barra do Longá, município de Buriti dos Lopes/PI onde joga suas águas no Rio Parnaíba.
Saiba mais sobre Viriato Campelo, o novel acadêmico da Academia de Letras do Vale do Longá
Viriato Campelo é natural de Teresina, mas de família da cidade de Pedro II/PI, formado em Medicina pela UFPI – Universidade Federal do Piauí em 1980, especialiasta em Saúde Pública pela FIOCRUZ (1982). Mestre em Medicina pela UNICAMP (1996). Doutor em Ciências Médica pela FMRP/USP (2004). Especialidades: Laboratório em Doenças Tropicais: IMT/USP, -1998. Bioética: ICF/ANIS, 2009. Formação Docente na Área de Vigilância em Saúde: FIOCRUZ, dezembro de 2011. Professor do Departamento de Parasitologia e microbiologia da UFPI – Universidade Federal do Piauí; Professor e Coordenador do Mestrado Ciências e Saúde do CCS/UFPI; Coordenador do Doutorado (DINTER) Ciências Médicas UFPI/UNICAMP; Membro do Colegiado do Curso de Medicina da UFPI; Professor de Fundamentos da Medicina e Saúde Pública da UNINOVAFAPI; Pesquisador da UFPI e FAPEPI.



Clique no linque a seguir e veja matéria do tribunadebarras.com sobre a eleição de Viriato Campelo para a Cadeira 2 – http://www.tribunadebarras.com/2014/06/viriato-campelo-e-eleito-novo-ocupante.html