Viçosa (CE) – Cidade de 45 mil habitantes e 412 anos cravada em cima da Serra da Ibiapaba, divisa dos estados do Piauí e Ceará, tem clima ameno e muitos prédios antigos em perfeito estado de conservação.

Ruas limpas e com esgotos sanitários em 100% da cidade, Viçosa se destaca pela beleza singular e receptividade do seu povo a quem a visita. O povo de Viçosa do Ceará tem orgulho ao dizer que que: “Ninguém joga nem papel nas ruas e que se qualquer cidadão de Viçosa ver algum turista jogar até um papel de bombom na rua, logo é chamado atenção”. Nossa reportagem constatou que de fato isso existe e que não há papel e nem outro tipo de lixo em qualquer logradouro público da bonita e bem cuidada cidade do oeste do Ceará.

A equipe de reportagem da tribunadebarras.com composta pelo editor Reinaldo Barros Torres e pelos repórteres irmãos Daniel Santos, Davi Santos e Natan Santos – que recentemente fizeram a melhor cobertura fotográfica do carnaval de Barras/PI e um elogiado trabalho fotográfico das potencialidades turísticas do litoral do Piauí, publicados na tribunadebarras.com e em sites parceiros -, estão em Viçosa e mostram aos leitores da tribunadebarras.com uma das mais encantadores cidades do oeste do Ceará.
Em Viçosa do Ceará diversas práticas esportivas são oferecidas aos turistas, todas coordenadas pelo Grupo de Ação e Aventura e uma empresa especializada em esportes radicais, tais como: Rapel, Vôo Livre, Paraglider, Descida de rio em bote, Trenkking, Motocross, Bike, dentre outros.
Diversas trilhas para caminhadas de pequeno, médio e grande porte, oferecendo ao turista um visual deslumbrante e um contato integral com a Natureza. Nos passeios é fácil encontrar fontes de água cristalina, largas cachoeiras e grandes quedas d’água. Os caminhos levam ainda a intrigantes formações rochosas, excelentes para a prática de rapel. No mês de maio de cada ano acontece o campeonato de voo livre, reunindo diversos esportistas da região, outros estados e países.
Abaixo, veja várias fotos feitas pela equipe de reportagem da tribunadebarras.com em Viçosa do Ceará:

Matérias da tribunadebarras.com feitas também na região, acesse os links abaixo:
Pontos Turisticos em Viçosa do Ceará 

Turismo em Viçosa do Ceará 

Uma empresa que apoia as reportagens de cunho
turístico da tribunadebarras.com

Viçosa destaca-se no cenário turístico do estado do Ceará por ser um verdadeiro paraíso para o ecoturismo e pelo clima frio e refrescante. Lugar ideal para relaxar e curtir a natureza em toda sua exuberância.


Ponto mais alto da cidade com 900m de altitude, encravada no topo do morro uma capela fundada pelo Monsenhor José Carneiro da Cunha dedicada a Nossa Senhora das Vitórias.
No alto do templo surge a imagem do Cristo Redentor, esculpida pelo italiano Augustinho Odísio Balmes em 1937 e inaugurada pelo Bispo José Tupinambá da Frota, Bispo da Diocese Sobralense em 14 de agosto de 1938.
Um importante ponto turístico da cidade. Recentemente urbanizada e arborizada com belas plantas, tornou-se um ótimo lugar para lazer, oferecendo aos visitantes um ambiente descontraído e apreciável.
Todo esse complexo compreende uma área construída de 3 hectares, cingida de arbustos plantados ao lado da mata virgem – sempre verde viçosa – onde se goza de um clima celestial para maior embevecimento dos amantes da natureza.
A escada tinha 365 degraus, uma para cada dia do ano, e com a reforma realizada em 1999, foram diminuídas para 334 degraus.

Localizada a 1 Km da cidade a Pedra do Itaragussu (significa pedra grande) é uma grande rocha com cerca de 100m de largura formando um abrigo natural que foi ponto de apoio para colonizadores da região.
Do seu interior desliza fontes de água formando bicas se vislumbrando de cima a planície sertaneja. Descendo ao seu sopé, a pedra forma uma abóbora rica em vegetação tendo um clima úmido e fresco.

Fica no sovacão cercada de encostas abruptas, no qual existe uma fonte d’água, onde gotas d’água caem para o chão vazando em pedras cobertas por plantas trepadeiras, formando um verdadeiro chuveiro natural.
Um caprichoso cenário natural com várias grutas e muitos córregos deságua em locais já trabalhados pela natureza. Criando pequenos lagos em meio a um clima fresco, principalmente pelas pedras sempre gotejando e uma vegetação rica em samambaias.

Localizada a 1 KM da cidade a Pedra do Machado se sobressai do penhasco tendo formato de machado.
A paisagem apreciada do local é uma das mais bonitas da região favorecendo uma vista maravilhosa do sertão.

Fonte d’água cristalina que nasce das pedras, na encosta do morro do céu, favorecendo um banho gosto de água fria.

Conjunto de cachoeiras do Rio Pirangi, localiza-se no Distrito de Padre Vieira, a cerca de 35 km de Viçosa do Céará, é uma ótima opção de banho, principalmente para a criançada.
Apesar de sem bem distante da sede, só sendo possível ir de carro, o acesso até a primeira cascata da cachoeira é bem fácil, não havendo obstáculos a serem ultrapassados.
As águas desta primeira cascata desembocam num lago, transformando-se num local ideal para o banho. O lago formado por esta primeira cascata é raso, portanto não apresenta perigos de afogamentos.
O acesso à cachoeira se dá pela CE-232, a caminho do Piauí, Entre à esquerda nesta rodovia, antes do Posto da Secretaria da Fazenda e percorra mais um quilômetro de estrada carroçal até encontrar o destino.

 Lajes 
Castelo de pedras formado por rochas com formatos diferenciados proporcionando uma paisagem bela e encantadora. Um passeio nas lajes torna-se bastante interessante.


Com 65 metros de altura distribuída em duas exuberantes quedas d’àgua, é um excelente local para a prática de rappel. Dizem os moradores da região que o local era freqüentado pelos antigos índios da Ibiapaba.
Ao chegar à cachoeira, depois de alguns minutos de muita adrenalina, na descida da trilha, a recomendação é banhar-se numa espécie de banheira, formada no pé da rocha.

Localiza-se no Distrito de Manhoso a cerca de 30 km da sede do município formado uma bica, onde cai a água cai em poço natural cercado de pedras.
O local é bastante agradável e possui belas cachoeiras, formando belíssimos poços de água cristalina e gelada, um convite a um delicioso banho. Lenda, beleza e mistério se encontram e encantam que se aventura a desvendá-los.
Um belíssimo ponto turístico situado a 40 km da cidade, no Distrito de Manhoso, formado pelo rio Itacolomi.
O Cânion do Itacolomi (significa menino de pedra), formado pelo rio Itacolomi. Tem como atrativo a Pedra Furada e uma paisagem surpreendente.

Conjunto de belíssimas cachoeiras no Rio Capibaribe, situado cerca de 14 km da sede do município. Recebeu este nome, pois a mesma ficava em terreno pertencente a Senhora Mundica.


VALE A PENA CONHECER

Organização: Maria do Socorro Mapurunga
Tel: (88) 3632-1122
Sítio Lagoa Seca – Estrada que liga Viçosa a Tianguá
Restaurante – Cachoeiras – Playground
Tel: (88) 9222-7785
Rua José Siqueira
Tel: (88) 9910/8689 – (88) 9622-8322 – (85)9929-6510
E-Mail: artesanatotchal@uol.com
Reunindo a cultura viçosense em um só lugar
Artesanatos, salgados, doces, licores, petas, rapaduras, caldo de cana e muito mais.
Rua Fontenele Sobrinho, nº 660
Tel: (88) 3632-1360
Doces – e Licores natural da fruta
Sítio Tope
Cel: (88) 9611-2519
Ao som do “pife”, visite a Casa dos Licores e experimente os doces, biscoitos, geleias, cachaça velha e vários licores
Tel: (88) 3632-1157
Rua Francisco Caldas, 145
Organização: Zilmar Rocha
Sítio Boa Vista – Delgada
Tel: (88) 9214-0953