Numa rodada de definições, o V Campeonato Piauiense de Futebol Sub-18 conheceu, na tarde de hoje (12), os dois últimos times classificados para as quartas-de-final da competição. No grupo A, o Parnahyba garantiu sua classificação ao vencer em casa a equipe do Caiçara, enquanto o River, no Albertão, venceu o Tiradentes sem dificuldades e confirmou também sua passagem para a fase seguinte do certame promovido pela Federação de Futebol do Piauí.
Além do Parnahyba, o Comercial também aspirava sua classificação na chave do interior, mas precisava vencer e torcer por um tropeço parnaibano. Fez sua parte, venceu o 7 Cidades em Piracuruca, por 2 a 1, mas não chegou ao seu objetivo em face da vitória do Parnahyba sobre o Caiçara, por 1 a 0, no Estádio Mão Santa, em Parnaíba. Os dois classificados do grupo são Caiçara (17 pontos ganhos) e Parnahyba (16).
No Estádio Albertão, o River garantiu sua classificação logo na preliminar, com o atacante Ediney brilhando e comandando o triunfo tricolor. Aos 20 minutos do 1° tempo, ele abriu a contagem. Na fase complementar, voltou a marcar, novamente aos 20 minutos, e depois selou os 3 a 0 com mais um gol, aos 38 minutos. Já classificado, faltava garantir a primeira colocação. Ela viria se desse empate no jogo principal da rodada – Krac e Picos.
E deu certo. Com o 0 a 0 na partida de fundo, o River terminou o Grupo C como lider, com 9 pontos ganhos, 2 vitórias e saldo 5. A segunda colocação ficou com o Krac (saldo 4) e a terceira com Picos (saldo -1). Ressalte-se, porém, que a SEP não poupou críticas à arbitragem de Antônio José Lopes, que excluiu do banco o técnico Batista e demais membros da comissão técnica que ali se encontravam, com exceção do massagista Cabeludo.

Falta, agora, a definnição da colocação geral, mas somente nas cinco últimas posições, uma vez que Caiçara, Parnahyba e Fluminense são os três primeiros, independente do jogo de amanhã, entre Flamengo e Piauí. Mas do 4° ao 8°, nada definido. Se der vitória do Flamengo ou empate, o Flamengo será o quarto e o Piauí o oitavo. Se der vitória do Piauí, este será o quarto colocado.

Quanto a rodada dupla de amanhã (13), o jogo preliminar, programado para 16 horas, entre Fluminense e Barras, não será realizado. Barras já confirmou que não vai ao Lindolfo Monteiro. Com isso, o Fluminense encerrará sua participação como lider do grupo, com 13 pontos. A vice-liderança ficará, então, entre Flamengo e Piauí, que jogarão a partir das 18 horas, com arbitragem de José Valmir dos Santos Xavier, auxiliado por Izaura de Sousa e Silva e Moisés Sousa dos Santos. Como quarto árbitro estará trabalhando Márcia Cristina Lima Vieira.

Lance na área do Tiradentes que o goleiro Jaílson consegue afastar em meio a vários jogadores de defesa e do ataque adversário. (Foto: Severino Filho).



(*) Fonte: Coluna do Buim, acessepiaui.com.br, parceiro da tribunadebarras.com