A Conselheira Tutelar (de preto) com as crianças

PEDRO II (PI) – O senhor José Inácio da Silva, 32 anos, com nove crianças menores de idade com as iniciais: S. R. S. S (17), J. W. S. S (16), F. J. S. S (15), M. M. S. S (14), B. S. S (11), E. S. S (08), I. S. S (07), M. C. S. S (06), M. A. S. S (03), vivendo situação de extrema pobreza, morando em uma comunidade rural, conhecida como Tucuns dos Braga, há 30 km da sede do município de Pedro II – PI, ocupando a função de pai e mãe, há seis meses, devido uma traição de sua esposa Maria Alves dos Santos, 32 anos, que fugiu no dia 13 de março de 2011 para  Uberlândia – MG.

A chifreira Maria Alves dos Santos fugiu com Manoel, natural de Uberlândia e que vivia maritalmente em Pedro II com uma mulher chamada Helena, de 47 anos. Helena é irmã de Inácio – o marido traído.

A mulher chifreira fugiu levando em sua companhia uma de suas filhas, de inciais M. C. S. S., de 10 anos de idade.

Antes de fugir de casa, Maria Alves dos Santos, aproveitou um problema de saúde de uma de suas filhas – que já estava se recuperando -, e inventou que a mesma teria novamente que passar por um processo cirúrgico e como não tinha condição financeira para custear a operação, sensibilizou o marido e moradores da região, pedindo apoio até à Rádio Imperial de Pedo II e ao Conselho Tutelar. Maria Alves dos Santos conseguiu ainda arrecadar R$ 1.200,00 (Hum Mil de Duzentos Reais), graças ao bom coração do povo pedrosegundense.

Dez dias após conseguir os R$ 1.200,00, a mulher chifreira saiu de casa com a filha e todo o dinheiro arrecadado, dizendo ao marido que a cirurgia estava marcada para o dia seguinte, e que seria necessário ela ir naquele dia para hospitalizar a criança.

O marido traído José Inácio da Silva ficou aguardando durante cinco dias, sem receber notícias. A partir de então começou a correr o boato na região de o mineiro Manoel estaria tendo um caso com Maria Alves dos Santos  e teria fugido com ela, abandonando o esposo de mais 9 filhos.

Depois quinze dias após ter saído de Pedro II, Maria Alves dos Santos entrou em contato com uma pessoa da sua família e confirmando que estava em Uberlândia com Manoel.

Atualmente, José Inácio, com os nove filhos, têm como fonte de renda apenas  o Bolsa Família, que não dá para custear as despesas mínimas da família.

A Conselheira Tutelar Maria Concebida, tomou conhecimento do caso, fez um  relatório e entregou o mesmo a uma instituição que cuida desse tipo de assunto. A conselheira tutelar criticou duramente a atitude da mãe em ter desprezado o esposo e os 9 filhos e questionou a atitude aos maus exemplos passados pelos artistas e copiados pelas pessoas com menos instrução.

Edinardo Pinto, que tem um blog em um site de Pedro II, esteve na residência da família no último dia 15 de Novembro de 2011. Estava na companhia de Maria Concebida (do Conselho Tutelar de Pedro II) e do radialista Nei Silva, da Rádio Imperial de Pedro II. Eles entrevistaram o pai de família e os filhos abandonados pela mãe, tiraram fotos da casa onde moram e presenciaram a vida de muita necessidade por que passam.

 
O blogueiro Edinardo Pinto disse que: “Diante do que vimos, mais uma vez não podemos ficar calados e pedimos às  autoridades, instituições, como a Casa da Amizade, Rotary Club, Pastorais da Família e da Criança que ajudem essa família. Aos Juizados Especial e de Pequenas Causas, que doem um pouco do dinheiro arrecadado com os procedimentos judiciais para essa família de nove crianças, que está em situação crítica, contrariando o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente”, finaliza.

Segundo o marido traído José Inácio, o Agente Comunitário de Saúde da região, tem conhecimento do sofrimento e da fome que ele e seus filhos vêm passando. 

Ajuda para a família: Conselheira Tutelar Maria Concebida (86) 9467-6591


(*) Edinardo Pinto