Em evento realizado no Instituto Ricardo Brennand, em Recife, nesta quarta-feira, 27 de novembro de 2019, o Google anunciou novidades para o Google Maps na capital pernambucana. O recurso de trânsito em tempo real estará disponível em algumas semanas para usuários selecionados, buscando auxiliar o condutor a ter a melhor escolha de rota na cidade.

O recurso já havia sido anunciado em julho deste ano, mas só estará disponível para o público recifense de forma geral em janeiro de 2020. A ferramenta utilizará dados do GPS e de trânsito do Google para informar o usuário em quanto tempo o veículo chegará na parada.

Ainda será possível ver exatamente onde estão os congestionamentos no mapa, assim é possível planejar a viagem antes mesmo de entrar no ônibus. “Nas próximas semanas vocês vão começar a perceber as mudanças no Google Maps para todos explica o gerente de produto para o Google Maps, André Kowaltowski.

O recurso não será novidade para o público pernambucano, já que aplicativos como o Cittamobi e o Moovit oferecem serviço semelhante. Porém, o grande diferencial será a utilização da base de dados do Google para as atualizações. 

Live View

Auxiliando o pedestre, o recurso Live View permite usar realidade aumentada (RA) para enxergar com clareza o percurso certo. Com ele, as setas de direção e as instruções são colocadas diretamente sobre o mundo real, orientando o usuário. O Live View está sendo implementado na versão beta em aparelhos Android e iOS habilitados para ARCore e ARKit.

Prévia

Além dos recursos tradicionais, é possível também ter uma “prévia” dos locais em que a pessoa deseja conhecer. “Muitas vezes até os locais não conhecem aquele lugar e poder ter uma prévia, maiores informações sobre onde pode ir”, afirma André Kowaltowski.

Com imagens e recomendações, indo até para cardápios e reservas em restaurantes, o Google Maps possui ferramentas que aproximam o usuário do local, mesmo estando distantes geograficamente. “Os usuários estão buscando mais do que rotas para fugir do trânsito. Eles estão usando a plataforma para descobrir o melhor programa ou restaurante perto deles, tirar seus planos do papel e fazer acontecer”, completa André.

Local Guides

O Google Maps reúne classificações e avaliações de mais de 150 milhões de locais e estabelecimentos em todo o mundo. Informações sobre um novo local ou comentários sobre estabelecimentos podem ser inseridas por qualquer usuário do aplicativo. Muitos deles participam do Local Guides, programa global que reúne mais de 95 milhões de pessoas no mundo todo para escrever comentários e avaliações, compartilhar fotos, responder perguntas, adicionar ou editar locais e reportar incidentes.

Para ajudar a manter a plataforma atualizada, os Local Guides fazem mais de 20 milhões de contribuições todos os dias. Essa comunidade vem crescendo no Brasil – só no Recife, o número de integrantes triplicou nos últimos dois anos.

Um destes casos é o do professor Vinícius Pascoal, de 30 anos, um dos contribuintes do Local Guides na capital pernambucana. Ele conta como tem auxiliado a população através das avaliações.

“Basicamente comecei a ajudar as pessoas que desejavam ir ao Hospital da Restauração para visitas e não sabiam os horários, as informações eram muito desencontradas”, afirma Vinícius. “Comecei a responder lá com informações mais precisas, e passei a avaliar de restaurantes a supermercados”, completou o professor. 

(*) Com informações da Folha de Pernambuco