José de Freitas (PI) – Os festejos de Nossa Senhora do Livramento, Padroeira do município de José de Freitas, tiveram início na tarde do último domingo (5 de Agosto de 2012), com uma grande procissão, saindo do Bairro Nossa Senhora do Carmo até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento, no centro da cidade de 38 mil habitantes localizada a 44 Km ao norte de Teresina e a 72 Km ao sul de Barras.
Acompanhados por uma multidão de fiéis, o padre Gilcimar Lima e diácono Antonio Primo, caminharam com a Imagem de Nossa Senhora do Livramento, no trajeto da Avenida Petrônio Portela e parte da Rua Hugo Napoleão, entoando louvores, rezando o terço e pedido graças para todo o povo freitense.
As dezoito crianças que representarão cada noite de novena, como príncipes e princesas, desfilaram em carro aberto durante o percurso. Muitas pessoas participaram vestindo branco para pagarem suas promessas ou mesmo para homenagear Maria, a mãe de Jesus Cristo.
Na praça central da cidade, uma outra multidão já aguardava a chegada da Santa Padroeira. No momento do encontro, todos se juntaram, e a uma só voz, clamaram “viva Nossa Senhora do Livramento”consagrando oficialmente, a abertura do Festejo da Padroeira.
Ainda na solenidade religiosa, o estandarte foi hasteado pelos patronos da festa. Em seguida, houve a celebração da Santa Missa e a realização da parte social na tradicional “barraquinha” ao lado da Igreja Matriz. 
Na noite deste Sábado (11 de Agosto de 2012) uma equipe de reportagem da Tribuna de Barras estará fazendo cobertura fotográfica e jornalística das atrações religiosas e sociais (shows musicais). A equipe da tribunadebarras.com estará composta do editor Reinaldo Barros Torres, seu sobrinho Natan Santos (Diretor de Expansão e Planejamento da Tribuna de Barras) e ainda João Pedro Sales, Júnior Loyola e Sávio Henrique Fernandes.
(*) Fotos: Júnior Morais