Notícia triste para o tricolor piauiense. No início da noite desta quarta-feira (28), o Fluminense-PI, segundo representante do Piauí na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2013, foi notificado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) que não disputará mais a Copinha. A equipe agora está impossibilitada de participar da competição pelos próximos dois anos.
Fluminense-PI - Treino - Campo do Matadouro (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)Jogadores foram informados da eliminação nesta quarta-feira (Foto: Náyra Macêdo)
A suspensão do Fluminense-PI aconteceu por conta de um contratempo nas inscrições dos atletas do tricolor piauienses junto ao Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sistema responsável por regular a situação contratual de todos os jogadores do futebol brasileiro.
O Fluminense-PI recebeu o convite para participar da competição após o prazo da matrícula estipulada pela FPF, que era dia 17 de setembro. Mas, entendendo que um novo prazo foi estendido até o dia 27 de setembro, o clube teve a inscrição homologada pela Federação Piauiense de Futebol (FFP).
– O Fluminense era um dos três clubes que tinha um BID razoável, com a maior quantidade de jogadores. Por isso, resolvemos fazer o convite quando recebemos a informação de que o Piauí teria uma segunda vaga na competição – conta o presidente da FFP, Cesarino Oliveira.
Para inscrever alguns atletas que estavam emprestados, como o caso do goleiro João Pedro e do zagueiro José Roberto, que atuaram no futebol profissional pelo River-PI, e de outros três jogadores emprestados a clubes do Rio Grande do Sul, o Fluminense-PI atrasou a inscrição para esperar a devolução destes atletas, situação que para a FPF significa infração ao regulamento da competição.
José Ronaib - Fluminense-PI (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)

José Ronaib, treinador do Fluminense-PI



(Foto: Náyra Macêdo)


– Infelizmente, eles são muito rígidos em relação a tudo. Mas nós não esperávamos que isso fosse acontecer, mesmo sabendo corríamos esse risco, porque recebemos o convite já depois do prazo – conta José Ronaib, treinador do Fluminense-PI.
Além de perder a vaga em 2013, o clube ainda estará fora da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2014 e em 2015, tudo porque o clube foi punido com dois anos de suspensão por não cumprir com o que estava acordado para a competição.
– É uma situação ruim, mas serve de lição e experiência e aprendizado para nós e para os clubes para nos organizarmos mais – argumenta Cesarino Oliveira.
Em 2013, o Fluminense-PI faria sua quinta participação na Copinha. O tricolor já disputou a competição em 2002, 2004, 2007 e 2011. O clube, inclusive, é dono da melhor campanha de um time piauiense na competição. Em 2011, a equipe somou seis pontos, ao vencer duas vezes e perder apenas uma, campanha melhor do que de equipes com tradicionais escolas de base, como o Internacional (RS).