Rua de Barras na enchente do Rio Marathaoan em 2010
Quatro municípios do Piauí (Barras, Campo Maior, Esperantina e Teresina) foram incluídos no Plano Emergencial Nacional – Região Nordeste, pela Secretaria Nacional da Defesa Civil e por meio de um trabalho interministerial.

De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, a princípio, foram elaborados planos de contingência em 47 municípios com maior incidência de desastres em todo o Brasil, no intuito de auxiliar os municípios na preparação para o período de chuvas, com o desenvolvimento de atividades relacionadas à mitigação de riscos e preparação para desastres.

O diretor de Unidade de Defesa Civil, Jerry Herber, estará em Brasília, nesta quarta-feira (15), para participar da reunião de elaboração do Plano, que irá acontecer na sede do Ministério da Integração Nacional. O prefeito de Barras, Francisco Marques, informou a tribunadebarras.com que já está na Capital Federal onde participará das reuniões.

Segundo o diretor Jerry Herber, é de grande importância que o Piauí participe deste processo de consolidação das ações preventivas para que haja o fortalecimento das ações e trabalhos de minimizações de riscos.

“Após a reunião, saberemos quais benefícios serão prontificados a estes municípios, que historicamente apresentam mais dificuldades durante o período chuvoso. A ideia é que o plano emergencial evite e minimize os desastres.
Abaixo mais fotos da enchente dos rios Marathaoan e Longá em 2010