Desde 1751 (data da fundação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Barras do Marathaoan), que o povo barrense de geração em geração, aprendeu a louvar, venenar, amar a Virgem e Imaculada Conceição.

Hoje (12 de Setembro) a imagem da Padroeira de Barras foi recebida com festa pelos barrenses residentes em Teresina, onde irá fazer peregrinação pelas casas dos conterrâneos na Capital. O encontro aconteceu em Missa Solene na Igreja de Cristo Rei, zona sul de Teresina, celebrada pelo padre Gilberto Ferreira, filho de Barras. Esteve presente também na igreja o Padre Antônio Pereira, da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Barras.

Poucos dias antes de começarem os Festejos Religiosos da Padroeira – comemorados com muita religiosidade de 28 de Novembro a 8 de Dezembro -, a imagem de Nossa Senhora da Conceição retornará a Barras, onde na entrada da cidade, milhares de cristãos a receberão com festa e em carro aberto a imagem da Mãe de Jesus Cristo percorre em carreata as principais ruas da cidade até chegar a Igreja Matriz, onde de forma apoteótica é aclamada pelo povo cristão.
Uma festa que une tradição, fé e muita religiosidade em uma das mais tradicionais cidades do interior do Piauí.