O bispo Juarez Sousa da Silva, aos 47 anos, assumiu em 2008, em ato na catedral de Nossa Senhora da Vitória, o comando da Diocese de Oeiras-PI, separada da Diocese de Floriano-PI por decisão do Papa Bento XVI.

O governador do Piauí, José Wellington Barroso de Araújo Dias, participou da solenidade. Já Dom Augusto Alves da Rocha, 75 anos, que dirigia a Diocese Oeiras-Floriano, com o desmembramento, foi comandar a Diocese de Floriano.

O bispo Juarez Sousa é o primeiro dos 7 filhos de Anísio Marques da Silva e Maria José Sousa da Silva. Ele nasceu no dia 30 de junho de 1961, no interior do município de Barras, hoje município Cabeceiras do Piauí.

Sua ordenação presbiterial aconteceu em 19 de março de 1994. Juarez Sousa fez o ensino fundamental nos colégios Matias Olímpio e Gervásio Costa (em Barras) e o ensino médio no Seminário da Assunção, em Jacarezinho, Paraná. É bacharel em Filosofia e Teologia pelo Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, onde estudou de 1988 a 1993. Além disso, é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, com mestrado em História Eclesiástica pela Universidade Gregoriana de Roma. Dom Juarez Sousa foi administrador paroquial na paróquia de São José, em Altos, vice-reitor e administrador do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina.

Já Dom Augusto Alves da Rocha, que assumiu a Diocese de Floriano, nasceu na cidade de Bertolínia-PI, em 17 de julho de 1933. Ordenou-se padre na cidade de Roma, na Itália, em 21 de fevereiro de 1960 e foi eleito bispo no dia 28 de maio de 1975 para a Diocese de Picos-PI. Sua ordenação episcopal aconteceu em 23 de agosto de 1975, na cidade de Floriano. No dia 24 de outubro de 2001, assumiu a função de bispo da Diocese de Oeiras-Floriano. Dom Augusto foi vice-presidente do Regional Nordeste 4; membro do Comitê Diretor de “Pax Christi International”; membro do Conselho Diretor do MEB; presidente da Comissão Pastoral da Terra; presidente do Regional NE 4; presidente do MEB; bispo de Picos; vigário de Simplício Mendes-PI e Paulistana-PI e vigário cooperador da catedral de São Pedro de Alcântara, em Floriano.