TERESINA (PI) – Numa partida que teve dois tempos distintos, o Fortaleza derrotou o Comercial na noite de hoje (07), no Estádio Albertão, em Teresina, mas não garantiu a classificação. Melhor na primeira fase, o Leão do Pici chegou a colocar 3 a 0. O Comercial, muito melhor na fase final, conseguiu reagir e chegar aos dois gols que mantém o vice-campeão piauiense na competição.
Apesar da chuva que começou junto com o apito inicial do árbitro maranhense, o Fortaleza começou a partida imprimindo um ritmo forte, em busca do primeiro gol. Tanto que, com menos de um minuto, o goleiro Vantuir já era obrigado a praticar importante defesa na meta piauiense. Mas os gols não demoraram e o Fortaleza foi construindo sua vitória de forma relativamente fácil. A história dos gols começou aos 15 minutos, quando o baixinho Cleo fez a jogada para Rômulo desviar para as redes comercialinas.
Com uma atuação quase perfeita no primeiro tempo, Cleo ampliou a vantagem cearense com um chute forte. E logo depois ele também marcou o terceiro, desta feita usando a cabeça. Nenhum dos três gols, porém, foram mais bonito que o gol do Comercial, assinalado pelo volante Jonas. Um chute sensacional, de fora da área, surpeendendo o goleiro Lopes, aos 42 minutos.
Na fase complementar, o Comercial melhorou de produção, mas a primeira oportunidade foi novamente do time alencarino. Aos 8 minutos, o atacante Cleo teve boa oportunidade para ampliar, mas chutou para fora. Seis minutos mais tarde foi a vez de Geraldo desperdiçar o quarto gol, com a zaga comercialina intervindo providencialmente. O troco do Comercial veio aos 20 minutos, numa excelente defesa de Lopes, que evitou o gol de Paulinho Messejana.
Marquinhos ainda teve boa chance para ampliar para o Fortaleza, mas Vantuir voltou a fazer grande defesa, aos 37 minutos. A melhora do Comercial foi acentuada e terminou refletida no placar, a cinco minutos do final, quando Alisson, depois de um bate-rebate na área tricolor, usou a cabeça e empurrou a bola para as redes, reduzindo para 3 a 2 e garantindo o jogo de volta, dia 21, em Fortaleza.

Veja vídeo com melhores momentos do jogo: http://www.youtube.com/watch?v=JqiN681V508&feature=player_embedded

FICHA TÉCNICA
COMERCIAL 2×3 FORTALEZA (Copa do Brasil – 1ª Fase – Jogo de Ida – Grupo 12); Data: 07/03/2012 (quarta-feira à noite); Local: Estádio Albertão (Teresina); Arbitragem: Mayron Frederico dos Reis Novaes, auxiliado por Aelson Mariano Campelo Gomes e Geison Mendes dos Santos (todos do Maranhão).
Gols: Rômulo 15, Cleo 24, Cleo (cabeça) 30 e Jonas 42 do 1° tempo; Alisson (cabeça) 40 do 2°.
Cartões amarelos: Alisson, Vantuir, Jonas, Robson Baiano (C) e Cleber Carioca (F).
Comercial – Vantuir; Cleiton, Alisson e Robson; Barata, Didi (Berimbau), Jonas, Vitor Hugo (Jefferson) e Wescley; Paulinho Messejana e Jefferson Lopes (Da Silva). Técnico: José Fernando Polozzi.
Fortaleza – Lopes; Rafinha, Ciro Sena, Cleber Carioca (Gilmack) e Guto; Leandro, Wesley, Lucas (Marquinhos) e Geraldo; Rômulo (Jaílson) e Cleo. Técnico: Nedo Xavier.
(*) Texto: Severino Filho