BARRAS (PI) – O Brasil Sorridente é um programa que engloba diversas ações do Ministério da Saúde e busca melhorar as condições de saúde bucal em todo Brasil, mas em Barras não está sendo feito com qualidade e o programa foi fechado temporariamente.

UMA EQUIPE DO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO PIAUÍ ESTEVE EM BARRAS EM VISITA AO CEO DR. ROBERTO DA CUNHA BARROS E PELO JEITO A COISA NÃO ERA UM “CEO DE MARAVILHAS” E SIM… O CONSELHO  REGIONAL DE ODONTOLOGIA ENCONTROU MUITAS IRREGULARIDADES E DETERMINOU O FECHAMENTO TEMPORARIO EM BARRAS. 

Registro fotográfico da inauguração do  CEO Dr. Roberto da
Cunha Barros

O Ministério da Saúde investirá R$1,3 bilhão na política de Saúde Bucal destinada a população brasileira.

Até o lançamento do Brasil Sorridente, em março de 2004, a atuação do Governo Federal com a saúde bucal se resumia ao repasse de recursos para cada equipe de profissionais montada pelo município.
Eles também estão sendo orientados a diagnosticar o câncer de boca, uns dos principais problemas da saúde bucal no País.

Outra frente de atuação preventiva do Brasil Sorridente é a garantia da fluoretação da água em 100% dos municípios com sistema de abastecimento. Atualmente, 60% das cidades têm o serviço. Onde  não há flúor na água a incidência de cáries é 49% maior. Outra ação do Brasil Sorridente é a orientação e a distribuição de kits como pasta e escovas de dente pelas equipes da saúde bucal para as famílias mais carentes.

Além do atendimento básico, pelo Brasil Sorridente a população passa a ter acesso também a tratamentos especializados, como canal, doenças da gengiva, cirurgias odontológicas, câncer bucal em estágio mais avançado, endodontia e ortodontia. Isso será possível com a construção de Centros de Referência. Antes do Brasil Sorridente apenas 3.3% dos tratamentos especializados eram feitos pelo Sistema Único de Saúde.

Com a palavra o Secretário Municipal de Saúde, Abdias Ramos e o prefeito Francisco Marques, afinal o CEO Dr. Roberto da Cunha Barros é de grande importância para a população.

(*) barrasvirtual.com.br