BATALHA (PI) – Teve início hoje (22) a festa de São Gonçalo, Padroeiro da “Capital da Ametista”, como bem disse Carlos Magno de Almeida (imortal da Academia de Letras do Vale do Longá – LAVAL) em um dos seus artigos publicados na “Revista de Repente”, e o melhor foi que na abertura caiu muita água que abençoou os batalhenses, elevando a esperança de um bom inverno em 2012. Mesmo com a chuva a comunidade participou da procissão saindo do Lar Sant’Ana. 

Antes da caminhada com o mastro da Bandeira, os católicos batalhenses acolheram a imagem do “Glorioso São Gonçalo” que voltou de Teresina após uma longa peregrinação. Logo depois uma multidão seguiu pela Avenida Getúlio Vargas até a Igreja Matriz de São Gonçalo, onde foi entoado o Hino do “Glorioso São Gonçalo”, hasteada a bandeira e celebrada a Missa Solene de abertura da festa, sob o comando do Padre Evandro Alves. 

Os festejos religiosos vão até o primeiro dia do mês de Janeiro de 2012, totalizando assim onze noites que movimentarão o comércio local, gerando renda e empregos temporários beneficiando as famílias batalhenses. Seja como barraqueiros, vendedores ambulante, prestação de serviços ou apenas para participar do evento que já é tradicional no Município e um dos maiores da Região da Grande Barras.

Filhos ausentes de todos os recantos do Brasil e até do exterior, se farão presentes, elevando suas preces a Deus por intermédio de São Gonçalo, solução dos casos impossíveis.

Durante as festividades, os fiéis aproveitam para realizar seus sonhos de batizarem seus filhos na Fé Cristã e alguns casais aproveitam e casam na Igreja Matriz de Santo Gonçalo.

Veja clicks da abertura dos festejos através das lentes fotográficas do colaborador Luís Nidoval: Fonte: Folha de Batalha.