Fortes chuvas que caíram no fim de semana em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, obrigaram a prefeitura do município, a 207 quilômetros do Recife, a contratarem obras emergenciais para a recuperação da contenção do Açude Velho, uma das barragens da cidade. As enchentes, ocorridas depois de algumas horas de precipitações intensas no leito do Rio Una entre o sábado (23) e este domingo, 24 de Março de 2019, também deixara cerca de 40 famílias desabrigadas nos bairros de Vila Adelma, Almas Benditas, Jesus Nazareno, Alto Santiago e Gildo Valença.

Pelo Instagram, a prefeita da cidade, Débora Almeida, compartilhou postagens de moradores comemorando cenas que mostravam o açude sangrando depois de um longo período de estiagem na região. Segundo ela, a última cheia registrada na cidade ocorreu em 2004. Pelos stories, ela também tranquilizou a população do município esclarecendo que as obras para reparar possíveis danos estruturais no reservatório estão em curso e não há risco de rompimento da barragem.

Para abrigar eventuais desalojados, a prefeitura abriu a quadra dos colégios Cônego João Rodrigue e do Ivete Cordeiro e o Casarão das Almas Benditas e está oferecendo um caminhão para transportar os pertences de quem teve as casas atingidas pela chuvas. “Uma equipe da prefeitura e todas as secretarias municipais estão acompanhando a situação”, explicou Débora.

Ela também apelou para que moradores que tivessem veículos de carga auxiliassem no resgate das famílias afetadas e pediu donativos à população para ajudar quem perdeu tudo na cheia. Um ponto para recolhimento de doações foi montado na cidade.